Notícias
Aquicultura no Ceará: ação do MPA e da Codevasf capacita produtores no cultivo de camarões em viveiro
Os aquicultores de camarão no Ceará ganharam um reforço importante para a melhoria do cultivo. Isso porque o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) promoveram uma capacitação para a criação em viveiros. Neste mês de fevereiro, já foram treinados 111 produtores, que se somam a outros participantes do curso que vem sendo realizado desde agosto do ano passado nos municípios de Morada Nova e Limoeiro do Norte.
A produção de camarão em viveiros tem crescido bastante nos últimos anos, mas ainda tem grande potencial de exploração no Ceará. O ministro da Pesca e da Aquicultura, André de Paula, acredita que este é só o começo de uma iniciativa que ainda deve contribuir bastante para o desenvolvimento da atividade na região.
“Essa expressiva produtividade não apenas impulsiona o consumo do camarão, mas também promove geração de empregos, renda e desenvolvimento econômico para milhares de famílias, contando sempre com o apoio do Governo Federal para fortalecer o setor”, reforçou o ministro.
O projeto busca fortalecer os aquicultores cearenses, com a melhoria das práticas de cultivo na carcinicultura. Os produtores aprenderam boas práticas que contribuem para mais qualidade do produto e o desenvolvimento econômico e social. Eles puderam conhecer modernas práticas de manejo, aprenderam a construir os viveiros, os melhores períodos para o cultivo, como aprimorar a qualidade da água, entre outros conhecimentos.
O engenheiro da pesca Augusto Albuquerque, que ministrou o curso, explicou que a ideia é oferecer uma capacitação completa para que os produtores possam entender diferentes aspectos do negócio. “A gente pôde trocar muitas experiências que vão empoderar os produtores para desenvolverem sua atividade, tanto em aspectos técnicos quanto ambientais”, destacou o instrutor.
Para o aquicultor Aldir Castro, essa foi uma ótima oportunidade de aprimorar a produção, tirar dúvidas e resgatar boas práticas de cultivo. “São coisas que a gente utiliza no dia a dia, são detalhes que a gente acaba deixando passar. Foi um momento de ouvir e de tirar muitas dúvidas para melhorar o nosso cultivo”, explicou.
Potencial produtivo - Segundo dados do IBGE publicados em 2024, o Ceará lidera a produção de camarão de cultivo no Nordeste do país, com mais de 72 mil toneladas apenas em 2023.