Composição
O Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP) é uma entidade governamental composta por 20 representantes do poder público e da Sociedade Civil Organizada além de dezenas de colaboradores. O CNCP foi criado para articular e implementar políticas públicas de combate à pirataria, ao contrabando e aos demais crimes contra a Propriedade Intelectual. A participação conjunta do setor público e privado no combate à pirataria e ao contrabando é de extrema importância. Isso se deve ao fato de que são problemas complexos que afetam diversos setores da economia e estão frequentemente ligados ao crime organizado. A colaboração entre o governo e as empresas permite uma abordagem mais eficaz e abrangente para atuação do Estado Brasileiro.
Além disso, a cooperação entre os dois setores é fundamental para aumentar a conscientização dos consumidores sobre os danos causados pela pirataria, pelo contrabando e demais crimes contra a Propriedade Intelectual. Além dos conselheiros, o CNCP apresenta dezenas de colaboradores entre entidades públicas e privadas, universidades, organismos internacionais e demais atores envolvidos no combate aos crimes contra a Propriedade Intelectual.
Por fim, o Conselho está estruturado em Pleno, Secretaria Executiva e Observatórios Temáticos, estes apresentam a importante função de realizar o debate técnico sobre as temáticas mais emergentes de atuação do CNCP.
Conheça os órgãos e organizações que compõem o CNCP e seus representantes
Conheça as entidades colaboradoras do CNCP
Conheça os Observatórios Temáticos do CNCP e seus representantes