Notícias
AÇÕES TRANSNACIONAIS
PF desarticula organização criminosa transnacional de tráfico de mulheres brasileiras
A investigação teve início a partir de denúncia anônima recebida pelo Comunica PF. Foto: Divulgação/PF
Brasília, 28/8/2025 - Uma organização criminosa transnacional que aliciava mulheres brasileiras com falsas promessas de trabalho no exterior foi desarticulada pela Polícia Federal (PF), na Operação Promessa Ilusória, nesta quinta-feira (28). Ao chegarem ao destino, as vítimas eram submetidas a condições degradantes, ameaças, controle financeiro e restrição de liberdade, que caracteriza a situação de tráfico de pessoas para finalidade de exploração sexual.
A investigação, que resultou na operação, teve início a partir de denúncia anônima recebida pelo Comunica PF. A Polícia Federal é uma das instituições que atuam na política pública de enfrentamento ao tráfico de pessoas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na prevenção, na proteção e na assistência às vítimas e na repressão e responsabilização a esse tipo de crime.
A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Marina Bernardes, explica que o tráfico de pessoas é um crime complexo, que explora vulnerabilidades sociais e econômicas. “As vítimas são enganadas por promessas de oportunidades, mas acabam submetidas a exploração e violência”, disse.
No País, o crime de tráfico de pessoas ocorre, principalmente, para fins de exploração sexual e trabalho em condições análogas à escravidão. Porém, existem também outras finalidades, como qualquer tipo de servidão, adoção ilegal e a remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
Além do Comunica PF, existem outros canais de denúncia para situações suspeitas de tráfico de pessoas:
No Brasil - Comunica PF, Disque 100 (para violações de direitos humanos, de crianças e de adolescentes) e o Ligue 180 (para violações contra mulheres e meninas).
No exterior - Procure a Embaixada ou Consulado do Brasil no país em que você se encontra. Fora do horário comercial, entre em contato com o Plantão Consular do Itamaraty, disponível no Brasil, pelo telefone +55 (61) 98260-0610.
Repressão ao crime
A Operação Promessa Ilusória cumpriu um mandado de busca e apreensão, bem como o sequestro de bens e a prisão preventiva das principais investigadas. Além disso, a Justiça Federal autorizou o bloqueio de ativos financeiros, imóveis, veículos e criptoativos até o valor estimado de R$ 8,3 milhões, correspondente ao lucro obtido com a exploração das vítimas.
A investigação identificou pessoas envolvidas no crime no Brasil e no exterior. Isso foi possível a partir de denúncia anônima recebida pelo Comunica PF, que relatou situações de mulheres recrutadas por meio de redes sociais com falsas promessas de segurança, ganhos financeiros e suporte logístico para atuar como prostitutas na Europa.
As diligências revelaram que as investigadas utilizavam codinomes em sites de prostituição, controlavam anúncios, cobravam dívidas abusivas e enviavam indivíduos armados para intimidar mulheres que tentavam fugir. Há registros de ameaças de morte, cárcere privado e recolhimento de passaportes.