Notícias
POLÍTICA SOBRE DROGAS
Conselhos e sociedade civil elegem representantes para o Conad 2025-2027
A votação foi realizada no Encontro Nacional para Eleição do Conselho Nacional de Polícias sobre Drogas. Foto: Brenda Paixão/Senad
Brasília, 01/10/2025 — O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), realizou, nesta quarta-feira (1º), o Encontro Nacional para Eleição do Conselho Nacional de Polícias sobre Drogas (Conad), que terá atuação no biênio 2025-2027.
A eleição ocorreu em duas etapas. Na primeira, foi escolhido o representante dos Conselhos Estaduais ou Distrital de Políticas sobre Drogas. Já na segunda, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) habilitadas participaram da votação para definir seus representantes.
Durante o evento, a secretária nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, destacou a importância do processo democrático para a escolha dos representantes dos Conselhos Estaduais ou Distritais e da sociedade civil que irão compor o Conad no próximo biênio.
“Mais do que escolher os representantes, o que estamos fazendo hoje é realmente fortalecer a democracia participativa do Governo do Brasil, cada contribuição é muito importante”, afirmou. Para ela, o processo está sempre se aprimorando, a partir do diálogo e do aprendizado contínuo entre os integrantes.
As votações foram conduzidas pela diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Senad, Bárbara Caballero, que também é presidente da Comissão Eleitoral da Eleição Conad Biênio 2025-2027. O resultado está disponível na página oficial do Conad.
Resultados
No primeiro bloco, o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Maranhão (CEPD-MA) foi eleito para representar os Conselhos Estaduais no Conad. Dos 18 estados habilitados, 12 votaram pelo Maranhão, reconduzindo-o ao posto de representante das unidades federativas.
Na etapa destinada às Organizações da Sociedade Civil, 32 instituições participaram do pleito e dez foram eleitas para integrar o Conad:
- Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) – 19 votos
- CANNAB – Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil – 19 votos
- Centro de Convivência É de Lei – 19 votos
- Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas – 19 votos
- Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos – 19 votos
- Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) – 19 votos
- Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – 19 votos
- Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas – 19 votos
- Federação de Associações de Cannabis Terapêutica (FACT) – 18 votos
- Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) – 18 votos
Sobre o Conad
O Conad é o órgão responsável por orientar e integrar as políticas públicas sobre drogas do Brasil. Ele aprova o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, acompanha a gestão do Fundo Nacional Antidrogas e recomenda como os recursos devem ser aplicados. Também tem a função de monitorar as diretrizes nacionais e promover sua articulação com políticas de direitos humanos, combate ao racismo e defesa do Estado Democrático de Direito. Além disso, acompanha acordos internacionais, identifica boas práticas a serem aplicadas em todo o país e mantém diálogo direto com os conselhos estaduais, distrital e municipais, fortalecendo a atuação conjunta nas três esferas de governo.