Notícias
Ministro Márcio França prestigia empreendedorismo das comunidades no Expo Favela 2023
'Favela é potência': este é o mote da Expo Favela 2023, que foi comprovado pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que abriu o evento nesta sexta-feira (1⁰), no Expo Center Norte. O ministro ficou impressionado com a variedade, beleza e qualidade dos produtos e serviços apresentados por 220 empreendedores de todo o Brasil, sendo dez com projetos mais inovadores de cada edição estadual, além de empreendedores selecionados por uma repescagem. Produzida pela InFavela, a feira tem parceria social da Central Única das Favelas (CUFA).
"Esse governo é o governo do empreendedorismo. Por isso o presidente Lula criou um ministério específico. Vamos investir no empreendedorismo da favela, que agora está ligada à economia, aos investimentos, antes associada apenas à despesa e ao social", destacou Márcio França, lembrando que mais da metade dos cerca de 40 milhões de empreendedores brasileiros são negros, mas com menor nível de faturamento.
Lídia Akalunga, 60 anos, há 30 empreendendo na moda afro, é a prova de que tal realidade pode mudar. "Sou de Goiânia, vim especialmente para participar da Expo Favela, é a primeira vez. Aqui pretendo vender minhas peças e fazer negócios", disse Lídia, que exporta para Inglaterra, Itália e Portugal.
O evento contou com o CEO da Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation, Celso Athayde; representantes da CUFA, Sebrae, BNDES, Finep,TV Globo, patrocinadores e apoiadores. A Expo Favela 2023, que prossegue até 3 de dezembro, é dividida em trilhas temáticas: educação, saúde, sustentabilidade e meio ambiente, cultura, economia criativa, diversidade, mobilidade e logística, gastronomia, comunicação, redes, moda, beleza, entre outros. Durante os intervalos, os participantes podem visitar os estandes dos expositores da favela.