Notícias
Ministério do Empreendedorismo e ABDI firmam acordo para fortalecer o empreendedorismo e a inovação no Brasil durante Festival Curicaca
Foto: Pedro Souza / Ascom MEMP
Na abertura do Festival Internacional sobre Tecnologia e Sustentabilidade na Indústria – Curicaca, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de promover o fortalecimento do empreendedorismo, a inovação e a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras.
O evento, realizado na Arena BRB, em Brasília, reuniu cerca de 2.500 pessoas e marcou o início de uma programação que transformou a capital federal no centro do debate tecnológico do país.
Durante a cerimônia, o ministro substituto do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, destacou a importância da parceria: “Curicaca é um pássaro do cerrado que simboliza a transformação das estações — um reflexo do momento que vive o Brasil. Este festival reúne sustentabilidade, qualificação, política pública e indústria — setores que agora voltam a ter uma política industrial sólida sob o comando do vice-presidente Alckmin. Hoje assinamos com a ABDI um acordo que vai gerar soluções inovadoras e integradas para apoiar fortemente os pequenos negócios e o empreendedorismo no Brasil.”
A parceria, que terá vigência de 48 meses, prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à melhoria do ambiente de negócios, à inclusão socioprodutiva, ao fomento da transformação digital, ao apoio ao cooperativismo e associativismo, à valorização do artesanato e à promoção do empreendedorismo feminino e da educação empreendedora. O Acordo não envolve transferência de recursos financeiros, sendo as ações custeadas pelas dotações orçamentárias próprias dos partícipes.
Entre os resultados esperados estão a disseminação de boas práticas regulatórias e a desburocratização do ambiente de negócios, o aumento da produtividade e do acesso a mercados pelas micro e pequenas empresas, o fortalecimento de políticas voltadas ao Microempreendedor Individual (MEI) e o estímulo à inovação e às startups. Também estão previstas iniciativas de capacitação digital voltadas a mulheres empreendedoras e artesãos, além do uso estratégico de dados e indicadores para aprimorar políticas públicas de fomento ao setor produtivo.
O Festival Curicaca
A primeira edição do Festival Curicaca — batizado em homenagem à ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo — nasce com o propósito de reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira. Com uma programação que se estende por cinco dias e expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, o festival leva conteúdos e experiências a diversos pontos da capital, promovendo uma verdadeira imersão em criatividade, tecnologia e cultura. A programação inclui circuitos de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.
Participaram da cerimônia de abertura o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República).