Notícias
ARTESANATO BRASILEIRO
Ministério do Empreendedorismo celebra sucesso do PAB no 7ª Fenacce em Fortaleza (CE)
O Ministério do Empreendedorismo encerrou com saldo positivo a participação na 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), realizada em Fortaleza (CE). A presença do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi um dos destaques da feira, consolidando o artesanato como motor de geração de renda, cultura e identidade nacional.
Ao longo do evento, o espaço do PAB registrou participação de artesãos de 22 estados, beneficiando 882 profissionais diretamente e impactando 2.877 atores da cadeia produtiva de forma indireta. Foram 52.736 peças negociadas, entre vendas e encomendas, movimentando um volume de negócios de R$ 3,2 milhões.
“A cada peça vendida, não é apenas um produto que circula: é uma família que se fortalece, é uma tradição que se renova, é o Brasil que avança. O PAB mostrou na Fenacce que o artesanato é um setor estratégico da economia popular, capaz de gerar milhões em negócios e afirmar a identidade cultural do nosso povo”, afirmou o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho
O PAB garantiu, durante o festival, não apenas espaço de exposição e comercialização, mas também a integração dos artesãos com compradores, lojistas e novos mercados. O programa reafirma seu papel como política nacional de fortalecimento do artesanato, promovendo inclusão produtiva, inovação e preservação da diversidade cultural brasileira.
Com a participação na Fenacce, o Ministério do Empreendedorismo reforça sua estratégia de valorizar a economia criativa como vetor de desenvolvimento regional e inclusão social, criando oportunidades de negócio para milhares de famílias que dependem da atividade artesanal.