Notícias
ARTESANATO BRASILEIRO
Ministério do Empreendedorismo apoia a 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura em Fortaleza
Foto: Divulgação FENACCE
O Ministério do Empreendedorismo apoia a realização da 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura – Fenacce 2025, que começa nesta terça-feira (9), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento é reconhecido como um dos maiores do setor no país e vai reunir artesãos de todos os 27 estados brasileiros, promovendo diversidade cultural, novos negócios e fortalecimento da economia criativa.
O Fenacce se consolidou como uma vitrine nacional para o artesanato e outras expressões artísticas, atraindo milhares de visitantes, turistas e compradores. A edição deste ano terá mais de 350 estandes, além de uma Rodada Nacional de Negócios e a estreia da Mostra de Música, que dará espaço a artistas autorais e independentes, ampliando ainda mais o alcance cultural do evento. O MEMP participa do Festival por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que terá uma área exclusiva no evento com a presença de artesãos de todas as regiões do país.
Para o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, o artesanato é peça-chave da identidade e da economia brasileira. “O artesanato é a expressão da cultura de um povo. O Ministério do Empreendedorismo tem o compromisso de apoiar e dar visibilidade a esses talentos que transformam tradição em oportunidade de futuro”, afirmou.
O secretário também destacou como o festival estimula o empreendedorismo e fortalece comunidades em todas as regiões. “A Fenacce é uma vitrine para o Brasil e para o mundo. Queremos que cada artesão e artesã perceba que seu trabalho é parte essencial da nossa economia criativa, do turismo e da cultura nacional”, ressaltou Milton Coelho.
O Festival une negócios, cultura e impacto social. Na edição de 2024, foram movimentados R$ 20 milhões em vendas e gerados milhares de empregos diretos e indiretos. A expectativa para 2025 é ampliar ainda mais esses resultados, consolidando Fortaleza como referência nacional do artesanato e da cultura.