Notícias
VALE DO CATIMBAU (PE)
MEMP lidera articulação para transformar Vale do Catimbau (PE) em polo estratégico de empreendedorismo e desenvolvimento sustentável
Foto: Beto Neves/ ASCOM MEMP
O Ministério do Empreendedorismo lidera a articulação para transformar o Vale do Catimbau, em Pernambuco, em um território estratégico de desenvolvimento sustentável, geração de renda e fortalecimento do empreendedorismo local. O tema foi debatido nesta terça-feira (18) em audiência pública da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, promovida pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE).
Coordenado pelo secretário-executivo Tadeu Alencar, o ministério integra um grupo multissetorial responsável pela elaboração de um plano integrado para o território, que abriga o segundo maior sítio arqueológico do país e concentra mais de 40 áreas de pinturas rupestres. A região engloba os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga — cerca de 112 mil habitantes e mais de 2.250 pequenos negócios — e enfrenta desafios históricos relacionados a infraestrutura, acesso a crédito e oportunidades.
“Nosso papel é articular iniciativas públicas e privadas para transformar o Vale do Catimbau em um território de desenvolvimento sustentável, conectando políticas, parceiros e oportunidades que gerem impacto social, econômico e ambiental positivo”, explicou o secretário.
Segundo ele, o parque é um ativo estratégico que pode impulsionar o empreendedorismo local, fortalecer cadeias produtivas e promover inclusão social.
O secretário-executivo reforçou que o projeto Catimbau, debatido hoje na Câmara marca um momento decisivo para a região. “Esta audiência é um reforço enorme para o projeto de acesso ao território, às suas belezas e potencialidades. É um passo importante de uma trajetória que vamos construir com diálogo, tecnologia, inovação e participação social. O Vale do Catimbau tem potencial para ser um grande polo de desenvolvimento sustentável, e o MEMP está comprometido em transformar esse potencial em oportunidades concretas para quem vive ali.”
O deputado Pedro Campos ressaltou que o Parque Nacional do Catimbau “é patrimônio do Brasil” e que o desenvolvimento da região precisa ser construído de forma integrada, sustentável e inclusiva. Ele também destacou avanços no Congresso para viabilizar o Fundo de Preservação da Caatinga, que pode fortalecer ações de conservação e geração de renda em uma das maiores áreas contínuas de caatinga preservada do país.
Para o chefe do Parque Nacional do Catimbau, Jailton Fernandes (ICMBio), a integração entre conservação e inclusão das comunidades é fundamental. “As pessoas que moram no parque são parte do meio ambiente. Nosso lema hoje é proteger a natureza com as pessoas. Essa iniciativa liderada pelo Ministério do Empreendedorismo ajuda a mudar a visão de que o parque existe para atrapalhar a vida das pessoas. Ao contrário: ele é uma oportunidade”, disse.
O território já conta com ações em andamento, como a instalação em futuro próximo de um laboratório vivo de soluções sustentáveis e bioeconomia, desenvolvido em parceria entre os ministérios do Empreendedorismo e da Ciência e Tecnologia, dentro do programa Política com Ciência. O projeto busca testar, desenvolver e implementar tecnologias e soluções adequadas ao território, unindo inovação e sustentabilidade.
Também está em execução uma iniciativa realizada pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e pelo TikTok Brasil, que promove o escaneamento 3D do parque para torná-lo acessível em realidade virtual, além de capacitar pequenos empreendedores locais em marketing digital, vendas e gestão.