Notícias
TECNOLOGIA
ONU Meio Ambiente inclui software brasileiro em plataforma de conversão de dados globais de sustentabilidade
O nome do software é uma homenagem ao químico Antoine Lavoisier. Foto: banco de imagem
Visando melhorar a sustentabilidade de processos e produtos, a ONU Meio Ambiente incluiu em sua plataforma Global LCA Data Acess (Glad) o software brasileiro Lavoisier. O programa, que promove a interoperacionalidade entre diferentes sistemas e bancos de dados, é uma criação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Segundo o diretor do instituto, Tiago Braga, o software converte e integra os dados de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). “O que o Lavoisier faz, basicamente, é permitir que os dados que são produzidos, por exemplo, no Brasil possam ser utilizados em outros contextos internacionais e vice-versa. Com isso, ele permite ampliar o acesso ao conhecimento e aos dados”, explica.
Para Braga, o sistema foi integrado em boa hora, visto que a criação de um mecanismo de interoperabilidade entre o Brasil e o mundo amplia a transparência sobre os dados de sustentabilidade e permite a construção de vários mecanismos de inovação, de comércio multilateral e de cooperação entre os países. “Isso é muito importante em um ambiente de emergência climática, em um ambiente de grandes transformações na forma como a sociedade se relaciona com a natureza. E o Brasil tem um papel predominante, de protagonista nesse processo”, continua o diretor. A ideia é garantir que os dados de sustentabilidade sejam de fato utilizados no processo de tomada de decisão.
O Glad é o maior diretório global não comercial de conjuntos de dados de ACV. A avaliação é uma metodologia padronizada capaz de identificar e mensurar o impacto ambiental de produtos, serviços e processos durante todo o seu ciclo de vida, desde a coleta da matéria-prima até o descarte final.
Para o chefe da Iniciativa de Ciclo de Vida do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Llorenç Milà i Canals, o sistema é de extrema importância. “Desde janeiro de 2025, a plataforma Glad apresenta o framework de conversão Lavoisier, que oferece mudança robusta e atualizada entre os formatos de inventário ILCD e EcoSpold 2. Os usuários podem personalizar as conversões com configurações avançadas e usar as tabelas de mapeamento atualizadas. Ao adicionar essa funcionalidade, o diretório dá um passo importante em direção à interoperabilidade e ao intercâmbio de dados contínuo.”
Ainda de acordo com o diretor Braga, o software foi batizado em homenagem ao químico Antoine Lavoisier. “O nome vem do famoso pesquisador que tem a frase ‘na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’. E essa perspectiva de transformar os dados para que eles possam ser utilizados em outro contexto é o que nos motivou. Nossa perspectiva é transformar os dados em outros modelos para permitir que eles sejam reaproveitados e que o investimento que já foi feito na coleta e na construção de uma compreensão da sustentabilidade possa ser, de fato, otimizado”, finaliza.