Notícias
CIÊNCIA EM AÇÃO
MCTI reúne dirigentes das unidades vinculadas para planejar ações que serão desenvolvidas em 2026
Diretores e diretoras das unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação se reuniram nesta quinta-feira (5), em Brasília (DF), para alinhar prioridades, integrar agendas e discutir os próximos passos do trabalho a ser desenvolvido em 2026. O encontro convocado pelo MCTI deu continuidade ao ciclo de articulação e cooperação institucional que vem sendo construído nos últimos anos.
Para a ministra do MCTI, Luciana Santos, o encontro foi um momento de reflexão. “A ideia é fazer um balanço breve do que temos construído ao longo desse período, que foi, essencialmente, a condução de uma política pública de ciência, tecnologia e inovação — uma das mais estratégicas para o projeto de nação”, afirmou. Um dos objetivos do alinhamento é ampliar a capacidade de resposta do ministério e de suas vinculadas às demandas científicas, tecnológicas e de inovação do País no próximo ano.
A ministra também destacou o papel coletivo das vinculadas na consolidação de um sistema de ciência robusto e reconhecido internacionalmente, além da importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para sustentar os programas e investimentos. “Sob a liderança do presidente Lula, temos o dever de fortalecer ainda mais esse papel, que é fundamento de uma agenda de desenvolvimento, inclusão e distribuição de renda”, disse ela. A recomposição e execução do FNDCT, segundo a ministra, têm permitido investimentos expressivos em programas estratégicos de inovação.
As unidades de pesquisa, organizações sociais, empresas públicas, autarquias e a agência de fomento vinculadas ao MCTI são responsáveis por executar políticas, manter a infraestrutura científica nacional e converter investimentos em resultados concretos para a sociedade. De forma articulada, essas instituições atuam em todas as etapas do processo, da pesquisa básica ao desenvolvimento tecnológico e à inovação industrial.
O secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, reforçou o foco de integração ao comentar sobre o ciclo de encontros com todas as unidades sob gestão direta do ministério. “É uma reunião conjunta de planejamento porque nós temos um ano muito desafiador, um ano em que teremos uma disputa que vai decidir a continuidade dos rumos do Governo Federal no Brasil”, complementou, destacando a importância de ouvir, reagir e integrar informações e planos das diferentes instituições presentes.
Diálogo e planejamento
A reunião desta quinta-feira ampliou a troca de experiências entre as vinculadas e o próprio MCTI, colocando no centro a importância de encontros regulares para fortalecer cooperação institucional e garantir a execução integrada de metas e programas ao longo do ano. Na ocasião, os dirigentes foram presenteados com a medalha comemorativa dos 40 anos do MCTI.
O diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque, avaliou positivamente a iniciativa e ressaltou sua relevância para o trabalho que será desenvolvido. “Essa iniciativa é extremamente importante porque permite que você tenha uma maior coordenação e um maior planejamento das atividades, no que seria, em princípio, esse último ano do governo. É central que você esteja desde o começo para esse planejamento, e com esse alinhamento a gente vai poder entregar de forma mais efetiva e eficiente os resultados que a sociedade brasileira espera”, enfatizou Roque.