Notícias
FUTURAS CIENTISTAS
Programa Futuras Cientistas amplia acesso de meninas a laboratórios e centros tecnológicos
Foto: Cetene
Em janeiro, Aline Vitória Almeida de Aquino, de 17 anos, viveu uma experiência que vai marcar a sua juventude. Graças ao Programa Futuras Cientistas, ela participou de atividades práticas em laboratórios de universidades e centros tecnológicos de referência no País, assistiu a palestras de cientistas e pesquisadores renomados e fez parte de ações presenciais e remotas sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
A estudante foi uma das 470 meninas do 2º ano do Ensino Médio que participaram da iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Nós aprendemos muito sobre ferramentas, motores e biodiesel, um combustível extraído de plantas oleaginosas que não agride tanto o meio ambiente como os derivados do petróleo”, destacou.
Quando se formar, ela quer seguir na engenharia mecânica. É uma área com a qual Aline Vitória Almeida de Aquino sempre se identificou e que, agora, tendo maior contato com profissionais que já atuam no mercado, ganhou mais motivação para estudar cada vez mais e passar no vestibular no ano que vem. Esse, inclusive, é um dos principais objetivos do programa: estimular o interesse e promover a participação de meninas nas áreas de ciência e tecnologia.
Durante o período do programa, que se encerra nesta sexta-feira (30), ela desenvolveu um trabalho em grupo, sob a tutoria da professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Andrezza Carolina Carneiro Tomás, doutora em mecânica. “É um desafio ser mulher em qualquer área profissional, principalmente nas exatas, mais ainda especificamente na engenharia mecânica”, avalia. Elas trabalharam em cima do tema Sustentabilidade em Movimento — Avaliando o Impacto do Biodiesel em Motores Diesel.
A ministra do MCTI, Luciana Santos, participará da cerimônia de encerramento do programa na sexta-feira. O evento será a partir das 9 horas, no auditório do Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Programa Futuras Cientistas
A Imersão Científica 2026 começou em 5 de janeiro e teve 80 horas de atividades ao longo do mês em todas as regiões do Brasil. A cerimônia de encerramento ocorre nesta sexta-feira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. As participantes selecionadas recebem auxílio financeiro de R$ 300, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit com materiais para experimentos científicos.
Criado em 2011, o Programa Futuras Cientistas já impactou centenas de jovens em todo o País, ampliando o acesso de meninas e professoras do Ensino Médio público à ciência, tecnologia e inovação.