Notícias
EMPREENDEDORISMO
Espírito Santo, Ceará, Goiás e Piauí lideram inscrições de ideias no Centelha 3
O programa já recebeu mais de 9 mil inscrições. Foto: banco de imagem
A terceira edição do programa Centelha já recebeu mais de 9 mil ideias de empreendedores e startups espalhados pelo País. O número é um recorde alcançado pela iniciativa, criada para incentivar novos negócios e capacitar empreendedores em todo o País. Nesse ciclo já foram lançados editais em 16 unidades da Federação. Espírito Santo (1.897), Ceará (1.139), Goiás (1.063) e Piauí (1.018) lideram em números de inscrições.
A terceira etapa do programa tem previsão de investimento de R$ 160 milhões, o maior já feito, e meta de apoiar mais de 1,1 mil novos empreendimentos. O Centelha funciona por meio de chamadas lançadas de forma descentralizada e, pela primeira vez, vai chegar em todo o Brasil. Ao longo do primeiro semestre de 2026 estão previstas as chamadas nas outras 11 unidades da Federação.

- Programa Centelha
Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida Filho, todos os estados vêm registrando aumento nas participações em comparação com etapas anteriores do programa, o que demonstra a articulação e abrangência das ações de ciência, tecnologia e inovação.
“Fizemos muitas melhorias nesta terceira edição. Criamos uma Trilha Pré-Centelha para capacitar as startups e empreendedores antes da submissão das ideias. A gente também direcionou o foco para as ideias com impacto socioambiental aliadas à Estratégia Nacional de Economia de Impacto [Enimpacto]. São resultados animadores, e, em 2026, temos 11 editais por vir”, detalha.
Os editais no terceiro ciclo serão lançados no Acre, em Alagoas, em Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul, no Pará, na Paraíba, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Rondônia, em Santa Catarina e em São Paulo. O Centelha é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Confederação Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação Certi.
Dezenove estados participaram da primeira etapa do Centelha, de 2019 a 2021. Foram mais de 15 mil ideias submetidas e quase 500 empresas apoiadas. Na segunda etapa, de 2021 a 2024, foram 26 unidades da Federação alcançadas, com mais de 11 mil ideias e 1.142 empresas apoiadas. A meta desta edição é chegar a 2027 com todos os estados e o Distrito Federal com editais abertos ou em execução.
Todos as chamadas e outras informações sobre o programa podem ser consultadas no site https://programacentelha.com.br/.