Notícias
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Ações de popularização da ciência reúnem famílias e incentivam jovens pesquisadores
Ações para a popularização da ciência promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão mudando diretamente a vida de jovens estudantes por todo o Brasil, e o apoio dos familiares tem um grande impacto nessa jornada. Os projetos em circulação vão desde feiras de ciência espalhadas pelo País até olimpíadas científicas que ocorrem durante todo o ano.
Quando um jovem cientista entra no mundo da ciência, a família dele vai junto. Esse foi o caso de Maria Luiza Miranda Pereira, de 16 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, que participou pela primeira vez do Circuito de Ciências em 2020. À época, ela foi premiada em 2° lugar na etapa distrital com o projeto Acessibilidade para Usuários da Língua Brasileira de Sinais. Em 2025, a pesquisadora teve uma menção honrosa e conquistou o ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia. Esse resultado a levou a ser convidada para a Escola Avançada de Tecnologia em São José dos Campos (SP) e para a imersão tecnológica Semana EAT, em Boston-Cambridge, nos EUA.
Maria Luiza teve o incentivo da família desde sempre, com idas a museus e feiras de ciências e apoio nas competições. “A gente sempre foi junto, até porque precisávamos aprender sobre os assuntos para depois conseguir conversar com ela sobre eles. Eu aprendi muito com a Maria Luisa”, conta a mãe orgulhosa, Rita de Cássia Miranda Pereira, de 50 anos.
Mesmo com anos de experiência, a família ainda se surpreende com a quantidade de projetos voltados à ciência. O pai da Maria Luiza, Cleomar Pereira, de 50 anos, se admira em ver todas as possibilidades que um pequeno cientista tem no País. Contando somente as olimpíadas, há cerca de 130 competições, divididas em diversas áreas do conhecimento, como matemática, ciências da natureza, astronomia e história.
Segundo a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, todo o trabalho é pensado para ampliar espaços voltados à ciência. Os eventos são planejados para acontecerem também aos sábados e domingos, justamente para que a família participe das atividades.
“É um caminho de ida e volta. O jovem e a criança trazem o conhecimento para casa e os pais também estimulam e fortalecem esse vínculo com o conhecimento, o que é muito importante para formar a nova geração de cientistas do Brasil”, afirma a diretora.
Pop Ciência em ação
As ações de popularização da ciência do MCTI alcançaram mais de 26 milhões de pessoas em 2025. Veja alguns dos projetos:
- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A SNCT é um evento anual coordenado pelo MCTI e que ocorre em outubro. Em cada ano, as atividades giram em torno de um tema central, que é proposto para debater questões atuais. O objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia da população, por meio de eventos, atividades gratuitas, palestras, oficinas e exposições em todo o Brasil.
- Caça Asteroides MCTI
O Caça Asteroides MCTI é um programa que ocorre em parceria entre o MCTI e a Nasa. Por meio do Programa Brasileiro de Ciência Cidadã, estudantes e voluntários são estimulados a analisar imagens de telescópios para descobrir e rastrear asteroides. Os participantes, sem precisar de conhecimento prévio, recebem treinamento on-line, analisam imagens reais e podem fazer descobertas, ganhando certificados e reconhecimento.
- Feiras Científicas
Feiras de ciências e mostras científicas coordenadas pelo MCTI acontecem em escolas, Institutos Federais, universidades e espaços de inovação em todo Brasil. São eventos pedagógicos e culturais para estudantes apresentarem projetos de pesquisa com base científica. Além de envolver a comunidade escolar e familiar na aprendizagem e construção do conhecimento científico, essas atividades contribuem para ampliar a percepção social sobre o papel da ciência, da tecnologia e das inovações no dia a dia de cidadãos brasileiros.
- Centros e museus de ciência e tecnologia
Com o apoio do MCTI, os centros e museus de ciência e tecnologia são espaços interativos que promovem a educação científica e cultural, por meio de exposições, planetários, aquários e atividades lúdicas para popularizar o saber. Esses espaços são reconhecidos por sua missão de preservação e fortalecimento do conhecimento, compostos de exposições, periódicas e permanentes, com atividades interativas.