Notícias
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Popularização da ciência: MCTI participa da Caravana Federativa em Minas Gerais para fomentar turismo astronômico e incentivar indústria
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou da Caravana Federativa do Governo do Brasil, na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), em Belo Horizonte (MG), com a presença do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa vinculada à pasta. A presença do MCTI no evento teve como objetivo popularizar a astronomia nos municípios, fomentar o turismo astronômico e ajudar as indústrias a melhorar as calibrações de equipamentos. “Explicamos como preparar propostas, acessar os recursos e promover as ações”, afirmou o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MCTI, Luiz Rodrigues, que coordenou a ação.
O laboratório fica em Itajubá, em Minas Gerais, e tem como missão fomentar a astrofísica brasileira de forma cooperada, desenvolvendo e gerenciando a infraestrutura observacional e laboratorial para gerar descobertas científicas e inovações tecnológicas. A caravana é uma iniciativa do Governo do Brasil que envolve todos os ministérios e que consolida o compromisso de tornar o Poder Executivo mais acessível e resolutivo para entes, estados e municípios. A primeira edição da Caravana ocorreu na Bahia, em 2023.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, ressaltou a importância dessa iniciativa federal para os municípios. “Porque nós, prefeitos, às vezes não conseguimos fazer algo para o nosso município, não é porque não queremos, não é porque não temos condições, é porque não sabemos a quem recorrer. E, quando o Governo Federal abre essa estratégia de conversar com as pessoas, de se aproximar dos municípios, ele nos dá a condição de aprender que podemos fazer aquilo pelo meu povo e que temos aquilo no Governo Federal”, disse.
A primeira edição da Caravana Federativa ocorreu na Bahia (BA), em 2023, o evento visa oferecer atendimento e suporte técnico por meio dos balcões de ministérios e órgãos federais, além de oficinas temáticas voltadas à qualificação de gestores municipais e estaduais. Em Minas Gerais, participaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; além de outras autoridades.
Ciência para todos
O MCTI participou de todas as edições da Caravana Federativa deste ano: Rio Grande do Norte (RN), Maranhão (MA), Paraná (PR) e Minas Gerais. Em cada ocasião, foram apresentados a prefeitos, secretários, vereadores e representantes da sociedade programas como o Pop Ciência, o Mais Ciência na Escola e diversas ações de apoio à inovação.
As ações do ministério têm o intuito mostrar que a ciência não fica apenas na capital federal e que trazem melhorias reais para os municípios de cada unidade federativa. Em Minas Gerais, o MCTI apresentou avanços em três áreas principais:
- Saúde e Qualidade de Vida: com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte, que desenvolve tecnologia nuclear para a medicina (como exames de imagem) e estuda a preservação das águas
- Na Geração de Riqueza e Inovação: Minas Gerais é um estado rico em minérios, e o MCTI apoia o Hub de Materiais Avançados (GraNioTer) na capital, além do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá. A ciência agregar valor ao que é produzido e gera empregos qualificados na localidade
- No Futuro dos Jovens: a pasta apoia as prefeituras mineiras na execução do programa Mais Ciência na Escola, equipando salas de aula com laboratórios e robótica