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Painel discute resultados e perspectivas para o Mais Ciência na Escola
O Encontro Nacional de Popularização da Ciência sediou o painel Articulação Institucional e Perspectivas do Programa Mais Ciência na Escola. Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
O Encontro Nacional de Popularização da Ciência sediou nesta quarta-feira (3), em Brasília (DF), o painel Articulação Institucional e Perspectivas do Programa Mais Ciência na Escola. A política pública leva para escolas de todo o País laboratórios maker, de ciência mão na massa, e é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com a presença dos coordenadores estaduais do Mais Ciência na Escola, os participantes do painel discutiram as perspectivas do programa e trouxeram um balanço com os resultados da iniciativa. Para a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, há um desafio de todo o País em melhorar a qualidade da educação, o que só será alcançado com a união de esforços entre os governos federal, estaduais e municipais.
“Nossa parceria com o MEC tem uma dimensão estratégica. Precisamos dar as mãos para enfrentar o desafio de ofertar educação de qualidade, e essa é uma missão de todo o governo”, disse.
A diretora também ressaltou o anúncio feito pela ministra Luciana Santos a respeito do lançamento, em 2026, do edital de apoio à criação das Redes Estaduais de Popularização da Ciência. O objetivo será reforçar iniciativas como feiras e clubes de ciência nas escolas e olimpíadas científicas.
Segundo a diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani, os objetivos do Ciência na Escola estão alinhados às iniciativas da pasta voltadas à educação científica, letramento digital e ensino em tempo integral.
“A ciência, tecnologia e inovação são elementos centrais para o desenvolvimento do País. Precisamos fomentar isso na educação básica. Por isso, o trabalho de vocês é importante”, disse aos coordenadores do programa. A diretora também citou o potencial de crescimento do Mais Ciência na Escola a partir de 2026, quando entra em vigor a obrigatoriedade do tema Educação Digital e Midiática no currículo escolar.
Mais Ciência na Escola
O Mais Ciência na Escola é uma parceria do MCTI, MEC e CNPq. Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o programa chega a 2 mil escolas no País com investimento de R$ 200 milhões. A iniciativa promove a implementação de laboratórios maker aliados a planos de atividades, formação de professores e bolsas para educadores e estudantes, promovendo a parceria entre escolas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs).