Notícias
CURRÍCULO AZUL
Currículo Azul vence 7º Prêmio Espírito Público na categoria Educação
Projeto Currículo Azul, que leva a cultura oceânica para as escolas, foi o vencedor da categoria Educação no 7º Prêmio Espírito Público.
O projeto Currículo Azul, que leva a cultura oceânica para as escolas, foi o vencedor da categoria Educação no 7º Prêmio Espírito Público. A iniciativa apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), fortalece a formação docente, estimula o uso de materiais pedagógicos inclusivos e promove ações de ensino, pesquisa e extensão. “O Currículo Azul reforça o compromisso do MCTI em integrar ciência, tecnologia e sustentabilidade à formação dos nossos estudantes, preparando-os para os desafios da economia azul,” afirma o diretor de Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe), Leandro Pedron.
Com uma rede ativa de Escolas Azuis, o programa já mobilizou milhões de pessoas em todo o País por meio da Olimpíada do Oceano, da produção de conteúdos educativos e do apoio à formulação de políticas públicas em estados e municípios. Desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Currículo Azul também conta com a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, para a formação continuada de professores.
Para a secretária da Seppe, Andrea Latgé, a premiação reforça o papel da ciência na transformação da educação. “O Currículo Azul mostra como o conhecimento científico pode inspirar novas práticas pedagógicas e contribuir para a formação de uma cidadania mais consciente e comprometida com o futuro do planeta”, enfatiza.
Prêmio
O Prêmio Espírito Público é promovido pelo Instituto República.org, organização filantrópica dedicada a produzir conhecimentos por meio de dados públicos e propor melhorias para a gestão de pessoas na administração pública.
Neste ano, a iniciativa recebeu 857 inscrições de projetos de servidores em todas as esferas e poderes e contou com 21 jurados e uma votação popular que somou 43 mil votos. Os trabalhos foram distribuídos nas categorias: desenvolvimento social; educação; gestão de pessoas; gestão e transformação digital; meio ambiente e emergência climática; saúde; e segurança.