Notícias
MEMÓRIA
Acervo do ex-ministro do MCTI José Israel Vargas será preservado pelo Mast
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro (RJ), sediou nesta quarta-feira (10) a cerimônia de assinatura do termo de doação do arquivo pessoal do professor e físico-químico José Israel Vargas (1928-2025). O evento na unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) contou com a participação remota da titular da pasta, Luciana Santos.
O professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ministro da Ciência e Tecnologia de 1992 a 1999, José Israel Vargas, teve uma trajetória profissional marcada por contribuições fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Seu acervo pessoal agora passa a integrar o Mast, instituição escolhida pela família, representada por suas filhas, Maria Domingues Vargas, Cláudia Domingues Vargas e Joana Domingues Vargas, para ser guardiã de seus documentos e memórias. O museu será responsável pela preservação, organização e posterior disponibilização do material ao público geral e à comunidade acadêmica.
Durante a cerimônia, a ministra Luciana Santos destacou a relevância histórica do acervo e o reconhecimento da contribuição do ex-ministro. “A escolha que vocês, da família, fizeram para tornar o Mast o guardião deste acervo tão precioso é uma questão de confiança. A seriedade da instituição e o compromisso com a memória científica permitirão que este legado continue iluminando o caminho da ciência brasileira. O arquivo será preservado, organizado e acessível à sociedade, para que sirva de inspiração”, afirmou.
Representando a família, Maria Domingues Vargas contou que a decisão de doar o acervo ao Mast reflete o desejo de seu pai de tornar sua trajetória acessível à população. “O acesso público era um dos seus desejos, e estamos muito agradecidos ao Mast por acolher este acervo. Dada a importância deste material como fonte para a história da política científica e tecnológica brasileira, esperamos que o museu possa contar com recursos para seu tratamento, organização e divulgação. Temos confiança técnica e admiração pelo trabalho desenvolvido pelo Mast”, disse.
O diretor do museu, Márcio Ferreira Rangel, celebrou a doação e reforçou o papel institucional do Mast na preservação da memória científica nacional. “Quando surgiu a oportunidade da doação, ficamos extremamente felizes pela grandeza da personalidade de José Israel Vargas e pela qualidade do acervo. Esta doação consolida nossa imagem institucional como espaço de preservação e divulgação da ciência e tecnologia brasileira. Neste ano, a ministra assinou uma portaria que transformou o Mast em uma unidade especializada em preservação de ciência e tecnologia, e essa chegada fortalece ainda mais nossa missão”, afirmou.