Notícias
Nota de pesar - Amilcar Tanuri
Amílcar Tanuri — Foto: Reprodução
É com profunda tristeza que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lamenta o falecimento do médico virologista Amilcar Tanuri nesta sexta-feira (26) e presta solidariedade à sua família e amigos.
Referência científica no campo da virologia e da biologia molecular, ele atuou ativamente no combate à pandemia da Covid-19. Ele foi o primeiro servidor da UFRJ a ser vacinado contra a Covid-19.
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), era reconhecido internacionalmente e deixa um legado de pioneirismo científico na universidade.
Professor titular do Departamento de Genética do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ desde 2011, dedicou a vida à virologia, tornando-se referência em estudos sobre o HIV e arboviroses.
O pesquisador Tanuri construiu uma vida marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a ciência e saúde pública, com grandes contribuições no campo do HIV, hepatites virais, dengue e arbovírus.
A partida de Amilcar Tanuri deixa um vazio profundo no mundo científico. O seu legado permanecerá vivo por meio do seu trabalho.