Notícias
21ª SNCT
Cerrado: Bioma considerado a “caixa d’água do Brasil” é destaque no estande do Sesc na 21ª SNCT
Foto: Gilearde Gomes (Ascom/MCTI)
O Cerrado abriga inúmeras nascentes e importantes áreas de recarga hídrica, desempenhando um papel fundamental para as principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul. Essas características dão ao bioma o status de “caixa d’água do Brasil”, por abrigar nascentes de rios como São Francisco, Tocantins e as bacias dos rios Paraná e Paraguai.
Todas estas informações sobre o Cerrado e muitas outras curiosidades do bioma estão sendo apresentadas na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que acontece até domingo (10), no Museu Nacional, em Brasília.
O Cerrado é a atração principal do estande do Sesc DF, que trouxe a beleza da vegetação nativa e os aromas extraídos das flores e frutos desse bioma. Os visitantes conseguem conhecer o Cerrado por meio de todos os sentidos, como explica o coordenador pedagógico no projeto do SESC Ciência, Demétrio Leão.
“Estamos com uma amostra chamada ‘Cerrado, floresta invertida’, justamente para destacar uma característica importante da vegetação deste bioma, que são as longas raízes que estão abaixo do solo. Montamos um túnel imersivo para explorar vários sentidos dos visitantes, com painéis bastante luminosos, com fragrâncias pelo corredor e sons do Cerrado, enfatizando a fauna e a flora. Também trouxemos vários jogos e montamos um mini laboratório para mostrar como é feita a extração de essências naturais.”, afirmou.
Durante a visita, que pode ser feita por pessoas de qualquer idade, a professora do EduSesc, Nayane Oliveira, reforçou que a educação sobre o bioma é uma das principais armas para o trabalho de preservação do bioma. “A proposta é mostrar a riqueza do Cerrado para alimentar uma geração inteira que vai olhar com mais cuidado para a preservação. O Cerrado é um bioma que tem data para acabar, a perspectiva é de que em 30 anos ele não exista mais, então precisamos mostrar a riqueza desse bioma tão importante para o país e lutar por sua preservação”.
Saberes ancestrais e lendas do Cerrado também estão em exposição na capital federal. O Jardim Botânico do Distrito Federal apostou no lúdico, por meio de jogos e narração de contos e lendas, para apresentar o lado imaterial do bioma, que carrega a história e a tradição da região. “Esse trabalho lúdico auxilia também na preservação do próprio bioma, porque, quando as pessoas conhecem, elas tendem a preservar e a cuidar. Um dos pré-requisitos para a sustentabilidade, inclusive, é a diversão. Então trouxemos esse elemento lúdico justamente para atrair o público infantil e adulto também”, explica Maria Rosa Zanatta, diretora de Gestão do Conhecimento do Jardim Botânico do DF.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é gratuita e aberta ao público geral. A programação conta com uma maratona de atividades como Feira de Ciências, debates, experimentos e apresentações científicas ao vivo e atrações culturais.
A semana foi criada em 2004, pelo presidente Lula e, anualmente, acontece também ao longo de todas as regiões brasileiras, em suas etapas estaduais e municipais.
Por Márcia Marques, jornalista do INSA (Instituto Nacional do Semiárido)