Notícias
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
MCTI: indústria 4.0 e base industrial de defesa são temas de visita técnica à UTFPR
Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou nesta terça-feira (10) de visita técnica ao campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo da visita é estabelecer parcerias convergentes e integradas da universidade, com o MCTI e o Ministério da Defesa, para desenvolvimento da tecnologia e inovações aplicadas à base industrial brasileira e a base industrial da defesa, conhecer as instalações da instituição e alinhar as demandas relacionadas à comunidade acadêmica da região.
Na recepção, o ministro foi presenteado pelo reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, com um alfinete de lapela com a logo da universidade e a bandeira do Brasil, e conheceu o Hall Nilo Peçanha, que abriga uma estátua do fundador da instituição, em 1909, e retratos de ex-reitores. Acompanhado do reitor, o ministro participou de uma breve solenidade no auditório da reitoria, compondo a mesa de honra com o presidente da FINEP/MCTI, Waldemar Barroso, a deputada federal Aline Sleutjes (PROS-PR), e a diretora-geral do Campus Curitiba, Rossana Finau.
Após a fala inicial de boas-vindas do reitor, o ministro ressaltou a posição de destaque que o estado do Paraná tem em questões de ciência, tecnologia e inovações e o trabalho desenvolvido no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Sabemos o esforço que foi feito aqui e o papel fundamental na contribuição para a sociedade paranaense na construção de diversas soluções que contribuíram para a qualidade de vida naquele momento tão difícil para nossa população”, lembrou. “Na chamada recente que tivemos para ambientes de inovação, o Paraná foi o estado que teve mais propostas qualificadas”, afirmou.
O ministro destacou ainda as atividades do MCTI, o apoio aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), recursos para a Chamada Universal do CNPq/MCTI, e investimentos em áreas estratégicas, como segurança cibernética. “Estamos falando da capacidade do País de ter soberania científica e tecnológica em áreas fundamentais”, apontou. “Esse é um desafio que o governo assumiu e está honrando”.
A deputada federal Aline Sleutjes (PROS-PR) falou sobre o apoio parlamentar ao setor de ciência e tecnologia. “Temos lutado e perseguido todos os dias para deixar uma nação melhor para todos nós e para nossos filhos”, disse. “A universidade tem feito seu papel e vai continuar fazendo, com apoio do Governo Federal e temos parlamentares, que zelam pela educação no estado e no Brasil.
A diretora-geral do Campus Curitiba, Rossana Finau, fez uma apresentação da estrutura, cursos de graduação e pós-graduação e corpo docente da universidade. “Esse é o cerne: todo desenvolvimento tecnológico feito aqui é para a formação social e humana do nosso Brasil”, comentou. Já o professor João Carlos Roso falou sobre os objetivos da UTFPR e o trabalho realizado em parceria com o MCTI, com destaque para o ciclo de oficinas para a Estratégia Nacional de Inovação, em setembro de 2020. O resultado das oficinas é a meta de preparar e capacitar pessoal, desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem e capacitar startups para a indústria 4.0.
O pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Rubens de Faria, convidou pesquisadores representantes do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), para apresentar uma proposta de criação de um laboratório de cibersegurança e defesa, com exemplos de soluções de hardware e software para problemas de vulnerabilidade cibernética, redes elétricas inteligentes, internet das coisas e segurança em nuvem. O objetivo é capacitar pessoal, desenvolver soluções reais e aplicáveis, e desenvolver a capacidade cibernética brasileira com tecnologia 100% nacional.
Também participaram do evento o diretor científico e tecnológico da FINEP/MCTI, Marcelo Bortolini, o assessor da presidência da FINEP/MCTI, Felipe Caetano, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, Carlos Eduardo da Mota Góes. Após a reunião, o ministro do MCTI e a comitiva participou de uma visita ao LIT Laboratório de Eletrônica Embarcada e Telecomunicações da UTFPR.