Notícias
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Programa de Letramento Digital é lançado durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com a Softex e a Positivo lançaram nessa quarta-feira (8) o programa Letramento Digital. A ideia é que as empresas invistam em projetos prioritários da Lei de Informática voltados à capacitação de jovens em habilidades que formam em inglês a sigla STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A solenidade foi realizada no palco principal da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
O projeto piloto terá sede no Paraná, em parceria com o governo do Estado, e meta de capacitar 2 mil estudantes em 20 escolas, além de capacitar centenas de professores e monitores. O intuito é que os estudantes possam vivenciar a formação alinhada a habilidades do futuro, ampliando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, afirmou que o futuro aponta cada vez mais para novas tecnologias no nosso dia a dia, o que demanda pessoas capacitadas para lidar com as mudanças e trabalharem nas profissões do futuro.
“A tecnologia segue crescendo exponencialmente. As crianças de hoje não só precisam viver no mundo digital, mas também trabalhar com isso, aprender a ser profissionais desses setores. Muitos dos empregos de hoje vão deixar de existir e muitos que nem imaginamos vão existir amanhã. Espero que muitas empresas participem desse programa para que possamos ampliar a formação desses jovens”.
A deputada federal Luisa Canziani (PTB/PR) ressaltou a parceria com o MCTI em iniciativas ligadas a ciência e tecnologia, assim como as ações da Casa voltadas ao setor.
“Com esse projeto em parceria com a Positivo, Softex, governos estaduais e o MCTI haveremos de formar muitos jovens para esse mundo inovador, capacitá-los para os grandes desafios do século XXI. A gente tem tido uma conexão muito grande entre o MCTI e a Câmara dos Deputados em ações como o Marco Legal das Startups, por exemplo, e o projeto de Lei que vamos deliberar nessa legislatura que vai instituir a Política Nacional de Educação Digital”.
O diretor-executivo da Softex, Diônes Lima, lembrou que a instituição tem atuado nos últimos anos em ações de capacitação de pessoal em Inteligência Artificial por meio da Lei de Informática. “Hoje nós já capacitamos mais de 11 mil graças a esse instrumento da Lei de Informática, e institutos que nos ajudaram na construção metodológica para que pudéssemos trazer os alunos. Eu me sinto muito feliz em contribuir com a ciência hoje”.
Confira a íntegra do evento abaixo:
A SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo MCTI com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.
Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Sediada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a SNCT acontece até 10 de dezembro.