Notícias

Live da CTNBio/MCTI discute inovação em biotecnologia e segurança

Publicado em 21/07/2021 16h33 Atualizado em 21/07/2021 16h34
Screenshot 2021-07-21 at 16-28-48 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.png

Os debates virtuais em comemoração aos 25 anos da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), instância colegiada vinculada ao MCTI, continuam. O tema do painel da última terça-feira (20) foi “Biossegurança e Biotecnologia sob a ótica da inovação no Brasil”. O evento contou com a participação dos professores, pesquisadores e membros da CTNBio, Edivaldo Domingues Velini, Maria Lucia Zaidan Dagli, Jayme de Souza Neto Jesus Aparecido Ferro.  A condução foi feita por Flávio Finardi, presidente substituto da CTNBio.

Durante o painel, diferentes pontos sobre biossegurança e biotecnologia foram destacados pelos palestrantes. Edivaldo Velini, que já foi presidente da comissão, deu ênfase à Lei 11.105, a Lei de Biossegurança. “Quando a gente fala de inovação, a própria Lei 11.105 é um instrumento de inovação. É uma lei bastante à frente, que eu acho de extrema importância ser lembrada em termos de biotecnologia no Brasil”, afirmou Velini.

O professor Jesus Ferro, antes de sua apresentação sobre agricultura sustentável e biotecnologia, destacou a relevância da CTNBio para a ciência brasileira. “Ter participado da comissão, e ter voltado, é umas das coisas mais importantes e que mais me deram satisfação ao longo da minha vida profissional. É uma comissão de altíssimo nível, que se dedica a pautas de grande relevância ao país. Ela é um exemplo”, compartilhou o professor.

Maria Lúcia Dagli, que palestrou sobre a biotecnologia na saúde humana e animal, fez parte da comissão por 12 anos. Para a professora, foi de grande relevância o tempo que dedicou aos trabalhos da CTNBio. “Ter participado todo esse tempo da comissão foi engrandecedor. Me sinto muito honrada, aprendi muito. Os trabalhos influenciam diretamente na minha carreira e na forma como conduzi meus estudos”, conclui.

As lives em comemoração ao aniversário de 25 anos da CTNBio serão realizadas até o dia 10 de agosto, às terças-feiras, sempre às 16h, no canal do MCTI no YouTube, e ficarão disponíveis on-line.

O próximo encontro será transmitido no dia 27 de julho e vai tratar da biossegurança de animais geneticamente modificados e editados.

Acesse o canal do MCTI no YouTube confira: youtube.com/mcti

 

 

Ciência e Tecnologia