Notícias

Marcos Pontes recebe futuro embaixador do Brasil em Israel, general Menandro

As relações entre os dois países são marcadas pela cordialidade e por agenda bilateral positiva
Publicado em 20/11/2020 18h37
50617932018_8b0d7572e0_k.jpg

Foto: Neila Rocha

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes recebeu na última quarta-feira (18), em seu gabinete, o futuro embaixador do Brasil em Israel, general Gerson Menandro Garcia de Freitas. Na visita, o general Menandro veio se inteirar do que já existe de acordo entre os dois países em relação a ciência, tecnologia e inovações e também alinhar quais temas prioritários devem ser abordados em possíveis novos acordos.

As relações entre Brasil e Israel são marcadas pela cordialidade e por agenda bilateral positiva. A presença de significativa comunidade judaica no Brasil, estimada em mais de 100 mil pessoas – a décima maior do mundo – torna o país especialmente relevante para Israel. As duas nações estabelecem relações diplomáticas desde 1949. Em janeiro de 2019, o premiê israelense visitou o Brasil por ocasião da posse do presidente Jair Bolsonaro. De 31 de março a 03 de abril, o presidente brasileiro visitou Israel acompanhado de comitiva de ministros e parlamentares, incluindo o ministro do MCTI, Marcos Pontes. Na ocasião, foram firmados vários instrumentos bilaterais de cooperação, nos campos da ciência e tecnologia; defesa; segurança pública; aviação civil; segurança cibernética; e saúde.

As relações econômicas entre Brasil e Israel têm se mantido relativamente estáveis nos últimos anos. O comércio entre os dois países atingiu, em 2019, US$ 1,57 bilhão, um aumento de 5,9% em relação ao ano anterior. Um dos destaques nas relações comerciais é a importação de produtos químicos utilizados na composição de fertilizantes e defensivos, e que vem contribuindo para os resultados positivos de diferentes safras no País.

Também participaram da audiência o diretor de Promoção Tecnológica, do Itamaraty, embaixador, Achilles Zaluar, o chefe da Divisão de Promoção Tecnológica, do Itamaraty, Luís Fernando Machado, o assessor Especial de Assuntos Internacionais do (ASSIM/MCTI), Bernardo Milano, a coordenadora-geral de Cooperação Bilateral, Vânia Gomes (CGCB/ASSIN) e o assessor técnico da CGCB/ASSIM, Allan Edver Mello dos Santos.

Ciência e Tecnologia