Notícias
CIÊNCIA&CLIMA
Projeto Ciência&Clima lança publicação com dados que embasaram Plano Clima Adaptação
As informações técnico-científicas que embasaram o diagnóstico sobre as principais questões de adaptação à mudança do clima no Brasil estão consolidadas na publicação ‘Caderno de sínteses técnico-científicas sobre impactos, vulnerabilidade e adaptação no Brasil para o Plano Clima Adaptação’. O documento foi publicado nesta sexta-feira (21/11) e apresentado na COP30, em Belém (PA).
A publicação é resultado do trabalho desenvolvido pela equipe técnica do projeto Ciência&Clima, projeto de cooperação técnica internacional executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), em colaboração com a agência de cooperação alemã GIZ Brasil e da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima).
“Ao reunir as referências mais atuais e baseadas na ciência, este Caderno visa disseminar as evidências que subsidiaram a formulação do Plano Clima Adaptação, de forma que estes conhecimentos possam ser mobilizados também por governos subnacionais e pela sociedade civil. Espera-se que as informações aqui contidas sejam apropriadas por gestores e cidadãos, auxiliando-os a compreender os impactos, vulnerabilidades e adaptação nos territórios. Cada um dos temas abordados na publicação oferece um repertório conceitual e de evidências que subsidia o planejamento da adaptação e a promoção do desenvolvimento resiliente ao clima”, Sávio Raeder, supervisor da componente de Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação do projeto Ciência&Clima.
Considerando a complexidade e diversidade da produção científica, a construção de sínteses do conhecimento se coloca como uma estratégia relevante para apoiar os gestores públicos engajados nos processos de formulação de políticas. Neste sentido, o projeto Ciência&Clima tem avançado na elaboração de documentos de síntese sobre os temas relacionados com o aquecimento global e suas repercussões sobre os territórios. Baseadas nos princípios da coprodução de evidências, estas sínteses mobilizam tanto saberes técnicos de gestores públicos e da sociedade civil, como evidências científicas de pesquisadores em favor da formulação de políticas mais informadas.
O Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima) é o principal instrumento que consolida as estratégias, planos e metas do Brasil para alcançar os objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e cumprir as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil.
A atualização do plano nacional de adaptação, que se iniciou em 2023, é considerada um marco na agenda climática do país. A construção do plano foi pautada pela mobilização de evidências científicas e pelo envolvimento de instituições governamentais, acadêmicas, da sociedade civil organizada, entidades empresariais, além de povos e comunidades tradicionais.
O esforço para disponibilizar a melhor ciência disponível para os ministérios setoriais foi quantificado em números. A contribuição envolveu a análise da literatura científica mais recente disponível durante o período de sua elaboração, entre 2023 e o início de 2024. Foram identificadas mais de 700 referências bibliográficas, das quais 220 foram selecionadas como as mais relevantes, considerando o contexto nacional.
O trabalho resultou em 12 sínteses do conhecimento organizadas por temas e setores estratégicos para a agenda nacional de adaptação à mudança do clima que foram reunidas neste caderno. Cada capítulo contempla um tema ou setor: Agricultura e Pecuária, Biodiversidade, Cidades, Energia, Igualdade Racial e Combate ao Racismo, Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais, Recursos Hídricos, Redução e Gestão de Riscos de Desastres, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Transportes, Zona Costeira e Oceano.
Os capítulos estão estruturados em seções que abordam os impactos observados, os riscos e vulnerabilidades, e adaptação. A lógica fortalece a agenda de adaptação a partir da perspectiva que abrange as dimensões de ameaças climáticas, exposição e vulnerabilidade, uma metodologia internacionalmente aceita e aplicada.
Acesse a publicação aqui.
Sobre o projeto Ciência&Clima:
Ciência&Clima é o projeto de cooperação técnica internacional executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na sua implementação e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Ao longo de três décadas de execução das edições do projeto, apoiou o Brasil na elaboração e submissão de quatro Comunicações Nacionais, cinco Relatórios de Atualização Bienal e o Primeiro Relatório Bienais de Transparência do Brasil à Convenção do Clima. O projeto trabalha para fortalecer as capacidades nacionais na implementação da Convenção do Clima e promover a conscientização sobre os impactos da mudança do clima no país.