Notícias
COP30
MCTI apresenta DataClima+ na COP 30
MCTI apresenta DataClima+ na COP 30
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresenta nesta sexta-feira (21/11) o DataClima+, o novo Sistema Nacional de Transparência Climática do Brasil. A plataforma, que está em desenvolvimento, representa um marco na gestão de dados climáticos do país, à medida que centralizará em um único ambiente as principais informações relacionadas à mudança do clima no país. Os dados serão utilizados para a elaboração dos relatórios bienais de transparência, que a partir de 2024, devem ser submetidos à Convenção do Clima a cada dois anos.
Com recursos do Fundo Global para Meio Ambiente (GEF), o DataClima+ é um projeto executado pelo MCTI com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
O sistema modular integrado DataClima+ será composto por cinco módulos orientados ao atendimento das regras da Estrutura de Transparência Aprimorada do Acordo de Paris.
“O país passará a contar com uma infraestrutura única de dados climáticos que garante qualidade, consistência e segurança das informações. Essa é mais uma ação, uma resposta concreta do Brasil para atender aos compromissos internacionais e contribuir para a construção e confiança e reputação na área climática”, afirma a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Andrea Latgé.
A apresentação do DataClima+ será realizada durante o painel ‘Mudanças Climáticas no Brasil: o que podemos e no que devemos avançar’, nesta sexta-feira (21/11), às 10h, no pavilhão do Brasil na Zona Verde, auditório Uruçu, durante a COP30, em Belém (PA).
Não é necessária credencial para entrar na Zona Verde.