Notícias
Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é apresentado aos novos servidores do MCTI
Denise Carvalho apresenta o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia aos novos servidores Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
A ambientação dos Analistas em Ciência e Tecnologia começou com o encontro dos novos servidores no auditório Renato Archer do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o objetivo de apresentar toda a estrutura e atividades do Ministério ao longo de quatro dias, do dia 4 ao dia 7 de agosto. Assim, cada dia contará com uma programação inédita dos órgãos que contribuem para o funcionamento e exercício do MCTI.
A programação começou com a fala da ministra, Luciana Santos, que iniciou dando as boas-vindas aos novos servidores ao mundo da Ciência e Tecnologia. Ela ressaltou a popularização e o papel desempenhado pela CT&I na soberania nacional do país. Além disso, destacou a história do Ministério e descreveu as atividades exercidas pelos analistas. Por fim, a ministra falou: “Nós precisamos virar a página do negacionismo no país”, visto que o MCTI desempenha papel fundamental para o desenvolvimento brasileiro.
Denise Carvalho, Chefe da Assessoria do CCT, apresentou o colegiado aos novos servidores e evidenciou a importância deste no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como no desenvolvimento de um país, justo, soberano, democratico e sustentável. Em sua abordagem, Carvalho destacou as principais atividades durante estes dois anos e meio de gestão, como o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), o Projeto CCT 50 anos, os debates de temas estratégicos nas Comissões Temáticas Setoriais e a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia que está em elaboração.
Na oportunidade, Carlos Vinicius foi apresentado como novo analista da Assessoria do CCT. Denise Carvalho manifestou sua estima com a chegada do novo servidor aos quadros da ASCCT e destacou a importância da reestruturação de quadros para fortalecimento do próprio Ministério.
“Achei necessária [a formação] e me senti muito bem-vindo. Enquanto servidor ingressante no Ministério foi recompensador ser recebido de maneira tão calorosa pelos integrantes da casa”, mencionou Carlos Vinicius.
A Chefe da Assessoria afirmou, durante o evento, a importância estratégica da reestruturação do CCT, a partir de julho de 2023 pelo Presidente da República, para fortalecimento soberano do Sistema. "O CCT precisa ser cuidado por todo o MCTI. Precisamos de um Conselho forte, para que a Ciência e Tecnologia seja tratada como pilar do desenvolvimento soberano do país e para que o próprio MCTI seja também fortalecido ", enfatizou.
No que diz respeito ao seu novo posto de trabalho, Vinícius também destacou a importância do Conselho na consolidação de um projeto de desenvolvimento nacional. “Enquanto acadêmico de formação, é bastante gratificante poder trabalhar no CCT e espero poder contribuir na consolidação deste importante órgão representativo da ciência brasileira”, afirmou.
Os servidores seguiram em atividade no Programa até o dia 07 de agosto, com atividades que envolvem a exposição das estruturas do MCTI e dos principais serviços, plataformas e garantias das atividades no Ministério.
