Notícias
CCT participa do Fórum Interconselhos destacando a importância dos órgãos colegiados à democracia e à soberania nacional
Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia participa através de conselheiros e servidores de sua Assessoria
O Fórum Interconselhos foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no auditório subsolo do Ministério de Minas e Energia (MME). Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre o Governo Federal e a população, o evento contou com a participação de diversos ministérios e órgãos governamentais.
Órgão colegiado responsável pelo assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia foi representado pelos conselheiros: Francisco do O’ (ABRUEM), Jailson Bittencourt de Andrade (ABC), Sandra Regina Goulart (ANDIFES), Jorge Audy (ABRUC) e Márcio Pereira (CONFAP).
Também participaram Denise Carvalho, Chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, e Carlos Vinicius, servidor da ASCCT, o papel da Assessoria foi de acompanhar os debates para auxiliar na consolidação de um Conselho dotado pelos pilares de soberania nacional, democracia e pluralidade.
No dia 13, o Fórum reuniu a abertura, duas mesas e três grupos de trabalho. A programação começou pelo evento de abertura intitulado: “Da Reconstrução à Nova Estratégia Nacional de Participação Social: Territórios e Plataforma Digital por um Brasil Participativo”, com a participação de Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Após, a primeira mesa discutiu sobre Política de Participação Social nos Estados, Distrito Federal e nos Territórios. Os grupos de trabalhos debateram sobre os Fóruns de Participação Social, Extensão em Participação Social e Programa de Formação para Conselhos e Colegiados. A segunda mesa realizada foi acerca do Plebiscito Popular – Fim da Escala 6 x 1 e Taxação dos Super-Ricos.
No GT sobre Extensão em Participação Social, destacou-se a atuação de Francisco do Ó como relator, ocasião em que contribuiu para a reflexão coletiva acerca do papel da extensão universitária no fortalecimento da participação social e na promoção do desenvolvimento democrático no país.
O último dia focou na COP 30, o evento realizou mais uma mesa e grupo de trabalho com temáticas da Educação Popular nos Territórios, o Plebiscito Popular e a participação social na COP 30.

