Notícias
Solenidade de Transmissão de Cargo de Secretário-Executivo do GSI
Foi realizada nesta sexta-feira, 30, a Solenidade de Transmissão do Cargo de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado Chefe do GSI, General de Exército AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA, e contou com a presença do Presidente da República, JAIR MESSIAS BOLSONARO , além de convidados civis e militares. Na oportunidade, o General de Divisão LUIZ FERNANDO ESTORILHO BAGANHA foi substituído pelo General de Divisão CARLOS JOSÉ RUSSO ASSUMPÇÃO PENTEADO .
Momento da Transmissão do Cargo do Gen Baganha para o Gen Penteado
Currículo Vitae do Novo Secretário
Ao ser designado para exercer o cargo de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) - Brasília-DF, o Gen PENTEADO desempenhava o cargo de Comandante da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba-PR.
Ascendeu ao generalato em 25 de novembro de 2015. Nascido em 25 de fevereiro de 1964, na cidade de São Paulo-SP, é filho de INEZ RUSSO PENTEADO e CARLOS ASSUMPÇÃO PENTEADO.
Incorporou às fileiras do Exército em 27 de fevereiro de 1982, na Academia Militar das Agulhas Negras, sendo declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Cavalaria, em 7 de dezembro de 1985.
Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento de oficiais e de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior, é possuidor do curso de Comando e Estado-Maior, realizado nos Estados Unidos da América; Curso Básico de Paraquedista, realizado no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (Rio de Janeiro-RJ); Graduado em Economia; Pós-Graduado em Didática do Magistério Superior; MBA em Gestão Internacional, pelo Instituto COPPEAD, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em História Comparada, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Curso de Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados, realizado no Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz, na República Argentina; Mestrado em História Militar, realizado nos Estados Unidos da América, do Estágio de Comunicação Social, realizado no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília-DF, e Credenciado nas Línguas Inglesa e Espanhola.
Ao longo de sua carreira militar, foi Comandante de Pelotão e Adjunto da 3ª Seção do 1º Regimento de Carros de Combate (Rio de Janeiro-RJ); Comandante de Pelotão do 1º Batalhão de Forças Especiais (Rio de Janeiro-RJ); Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (Resende-RJ) em 3 oportunidades distintas; Oficial de Operações do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Passo Fundo-RS); Oficial de Inteligência e Comunicação Social da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS); Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Rio de Janeiro-RJ); Adjunto da Seção de Doutrina do Comando de Operações Terrestres (Brasília-DF); Adjunto da Divisão de Organismos Internacionais do Ministério da Defesa (Brasília-DF); Adjunto da Seção de Planejamento do Centro de Comunicação Social do Exército (Brasília-DF); Assistente-Secretário do Comandante Militar do Planalto; Assistente do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília-DF; Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago-RS; Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre-RS e Chefe do Preparo da Força Terrestre no Comando de Operações Terrestres.
Comandou por dois anos o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado "Regimento Marechal Dutra", na cidade de Ponta Porã-MS.
No exterior, no ano de 1995, foi Observador Militar da Força de Operações de Paz das Nações Unidas na ex-Iugoslávia e, no ano de 1996, foi Observador Militar da Missão das Nações Unidas de Força de Paz em Chipre.
Nos anos de 2012 a 2014 foi Adido Militar e Naval junto à Embaixada do Brasil no Equador.
É Cidadão honorário das cidades de Ponta Porã-MS, Santo Antônio da Platina-PR e de Leavenworth-Kansas (EUA).
Das condecorações que possui, destacam-se a:
- Medalha Brigadeiro João Manoel;
- Ordem do Mérito Militar Cavaleiro;
- Ordem do Mérito Militar Oficial;
- Ordem do Mérito Militar Comendador;
- Medalha Militar de Bronze;
- Medalha Militar de Prata;
- Medalha Militar de Ouro;
- Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier;
- Medalha da Vitória;
- Medalha da Ordem do Mérito Militar Comendador;
- Medalha da Ordem do Mérito Militar Grande-Oficial;
- Medalha Marechal Osório - O Legendário;
- Medalha Ordem do Mérito Judiciário Militar Alta Distinção;
- Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico Grande-Oficial;
- Medalha Ordem do Mérito da Defesa Grande-Oficial;
- Medalha do Pacificador;
- Medalha Marechal Zenóbio da Costa;
- Medalha das Nações Unidas-Unprofor;
- Medalha das Nações Unidas – Chipre;
- Medalha Estrela Das Forças Armadas do Equador Estrela do Mérito Militar;
- Medalha Santos Dumont;
- Medalha Mérito Tamandaré;
- Distintivo de Comando Dourado.