Notícias
GSI tem novo Secretário-Executivo
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República realizou na sexta-feira (19), a Solenidade de Transmissão do Cargo de Secretário-Executivo. O evento ocorreu no Salão Oeste do Palácio do Planalto, às 16h, e foi presidido pelo Ministro de Estado Chefe do GSI, General de Exército AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA.
Ministro Augusto Heleno e Autoridades
Assumiu o Cargo de Secretário-Executivo o General de Divisão DOUGLAS BASSOLI , em substituição ao General de Divisão VALÉRIO STUMPF TRINDADE.
O General STUMPF foi Secretário-Executivo desde julho de 2018 e retorna ao Exército Brasileiro, por ter sido distinguido pelo Alto Comando com a indicação para promoção a General de Exército, a ser concretizada no próximo dia 31 de julho.
Ao ser nomeado para o cargo de Secretário-Executivo, O General de Divisão BASSOLI estava servindo no Ministério da Defesa, em Brasília.
Nascido em 19 de setembro de 1962, na cidade de São Paulo-SP, é filho de Wilson Bassoli e Elcy Augusto Bassoli.
Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1977, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP.
Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em 10 de dezembro de 1983, sendo classificado no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Porto Alegre/RS), onde desempenhou, durante cerca de dois anos, as funções de oficial subalterno.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1992, a Escola de Comando e Estado-Maior no biênio 1998/1999 e obteve o Mestrado em Estudos Estratégicos na Escola de Guerra do Exército dos Estados Unidos da América ( US Army College ), em 2003/2004.
É Piloto de helicóptero da 1ª turma da Aviação do Exército, com mais de 2.200 horas de voo, com as seguintes especializações:
- No BRASIL
. Piloto de Combate;
. Habilitação em Voo por Instrumentos;
. Avançado de Aviação;
. Piloto de Helicóptero para Aviação do Exército;
. Piloto de HA-1 na Helibrás;
- Em MARIGNANE/FRANÇA.
. Piloto de HM-1na Airbus Helicopters.
Foi observador militar das Nações Unidas na antiga Iugoslávia, em 1994/1995.
Como oficial superior exerceu os cargos de Instrutor e Oficial de Operações do Centro de Instrução de Aviação do Exército; Comandante do 3º Batalhão de Aviação do Exército, ambos em Taubaté-SP; Analista da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército (CIE); Chefe da Seção de Acompanhamento da Conjuntura Internacional da Divisão de Inteligência do CIE, em Brasília-DF; Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Centro de Armas Combinadas do Exército dos Estados Unidos da América/Forte Leavenworth e Assessor Brasileiro da Military Review; e Subchefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília-DF;
Como Oficial General foi Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago-RS; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre-RS; e Diretor de Material de Aviação do Exército, em Brasília-DF;
Dentre outras condecorações, foi agraciado com as medalhas Mérito Tamandaré; Militar de Ouro com passador de platina; Marechal Osório - o Legendário; Proficiência das Forças Armadas (Alemanha); dos Serviços Meritórios (EUA); Marechal Hermes prata com uma coroa; das Nações Unidas-UNPROFOR; com o Distintivo de Comando Dourado e, no Grau Grande Oficial, com as Ordens do Mérito da Defesa, Militar e Aeronáutico.
É casado com a senhora Elvina Maria Ligabue Bassoli e o casal tem uma filha, Louise.