Notícias
GSI tem novo Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República realizou nesta quinta-feira (31), a Solenidade de Transmissão do Cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional. O evento ocorreu no Salão Oeste do Palácio do Planalto e foi presidido pelo Ministro de Estado Chefe do GSI, General de Exército Ref. Augusto Heleno Ribeiro Pereira.
Assumiu o Cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, o Brigadeiro do Ar ARY SOARES MESQUITA em substituição ao Major-Brigadeiro do Ar DILTON JOSÉ SCHUCK .
O Brigadeiro SCHUCK foi Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional desde setembro de 2016 e retorna à Força Aérea Brasileira, onde foi nomeado para a 7ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica.
Ao ser designado para o cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, o Brigadeiro do Ar ARY estava comandando a Ala 1, sediada em Brasília.
Extrato do Currículo Vitae do Brigadeiro Ary
Nascido em 15 de maio de 1967, na cidade do Rio de janeiro, é filho de Ary Schittini Mesquita e de Liony Souza Soares Mesquita.
Incorporou às fileiras da Força Aérea Brasileira em 31 de janeiro de 1984, na Academia da Força Aérea, sediada na cidade de Pirassununga – São Paulo. Foi declarado Aspirante a Oficial em 12 de dezembro de 1987.
É graduado pela Academia da Força Aérea em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Táticas Aéreas, tendo realizado durante a carreira, dentre outros, os seguintes cursos: Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1996; Curso de Gerenciamento de Suprimento e Manutenção, pelo Instituto de Logística da Aeronáutica, em 1999; Curso Superior de Comando e Estado-Maior, em 2006; Curso de Capacitação em Economia e Finanças, pelo Instituto de Logística da Aeronáutica, em 2008; e Curso de Política e Estratégia Marítimas, pela Escola de Guerra Naval, em 2012.
Na área acadêmica, possui os cursos de MBA em Gestão de Processos, pela Universidade Federal Fluminense, e MBA em Gestão Internacional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dentre os principais, ocupou os seguintes cargos durante a carreira: Oficial de Relações Públicas da Base Aérea de Recife; Chefe da Seção de Comando e de Relações Públicas do Grupo de Transporte Especial; Chefe das Seções de Pessoal, Material e Operações do 1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial; Assistente do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; Assistente do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno; Chefe da Seção de Operações do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo; Comandante do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo; Subcomandante da Base Aérea de Brasília; Comandante da Base Aérea de Salvador; Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na África do Sul; e Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica.
Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2016. Como Oficial-General, exerceu os cargos de Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e de Comandante da Ala 1, em Brasília.
Voou 14 diferentes tipos de aeronaves, tendo ultrapassado a marca de 4.600 horas de voo, sendo 1600 horas na aeronave presidencial Boeing 737, com Destaque Operacional Ouro da Força Aérea.
Possui 19 condecorações nacionais e os títulos de Cidadão Soteropolitano e Cidadão Lauro Freitense.
É casado com a senhora Camile Sahb Mesquita e tem três filhos, Natália, Estela e Ary.