Notícias
GSI realiza Seminário sobre Contraterrorismo
Em 2019, o Brasil exerce a presidência interina do BRICS (agrupamento político constituído por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Assim, serão realizadas cerca de 80 (oitenta) reuniões de diálogo e consulta entre autoridades das mais diversas áreas dos países participantes.
Delegações do BRICS
Entre os muitos foros existentes, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) tem participação importante na Reunião de Altas Autoridades Responsáveis por Temas de Segurança Nacional. Esse foro é integrado por ministros ou autoridades de nível equivalente com atribuições homólogas às do Ministro de Estado Chefe do GSI – chamados, no jargão do BRICS, de National Security Advisors (NSAs).
Nesse contexto, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, serão realizados, no Campus Jardim da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), um Seminário e uma Reunião do Grupo de Trabalho sobre Contraterrorismo, com participação das delegações dos países do BRICS.
Na ocasião, serão discutidos e tratados assuntos relevantes nas ações de combate ao terrorismo, dentre outros, sobre os seguintes temas: a utilização da Internet e das Redes Sociais para fins de terror; as ferramentas de investigação do financiamento do terrorismo; o combate à radicalização; o panorama estratégico na luta contra o terrorismo; a necessidade de atualização das capacidades atualmente existentes no enfrentamento do terrorismo; e a visão geral da luta contra o terrorismo em nível global.
O propósito dos eventos é preparar as discussões e possíveis compromissos para a reunião de alto nível entre os NSAs, agendada para os dias 17 e 18 de outubro, em Brasília-DF.
Seminário e Grupo de Trabalho sobre Contraterrorismo