Notícias
Casa Militar inicia as atividades do Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) 2016
No dia 09 de março de 2016, a Casa Militar da Presidência da República iniciou, por intermédio de seu Departamento de Segurança da Informação e Comunicações e da Assessoria Especial da Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional, as atividades do CGSI em 2016.
Na abertura, o Chefe da Casa Militar, General de Divisão MARCOS ANTONIO AMARO DOS SANTOS, deu as boas vindas e parabenizou os membros titulares e suplentes pela indicação de seus respectivos órgãos. Lembrou que o Decreto 3505/2000, que instituiu o Comitê Gestor e estabeleceu a Política de Segurança da Informação para a Administração Pública Federal (APF), demonstra a importância das atividades realizadas no âmbito da Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional.
O General Amaro citou a Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da APF 2015/2018, Versão 1.0, que apresenta metas – anuais e contínuas - relevantes e estratégicas e conta com o reconhecimento do Tribunal de Contas da União. Destacou, ainda, que as atividades realizadas no âmbito do CGSI são amplas, desafiadoras e ambiciosas, mas que - com a contribuição de todos - poderão ser alcançadas.
O evento ocorreu em Brasília e contou com a presença de mais de 50 membros de 14 órgãos e entidades da APF.
CGSI
Criado pelo Decreto 3505, de 13 de junho de 2000, o CGSI tem a atribuição de assessorar a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional, exercida pela Casa Militar da Presidência da República, na consecução das diretrizes da Política de Segurança da Informação nos órgãos e nas entidades da APF.
Atualmente, o Comitê Gestor é composto pelos seguintes órgãos: Casa Civil da Presidência da República; Controladoria-Geral da União; Advocacia-Geral da União; Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Secretaria de Governo da Presidência da República; Ministério da Justiça; Ministério da Defesa; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Fazenda; Ministério do Trabalho e Previdência Social; Ministério da Saúde; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério das Comunicações; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério de Minas e Energia e Casa Militar da Presidência da República que o coordena.
O Colegiado se reúne ordinariamente na segunda quarta-feira de cada mês. Seus membros são indicados pelos titulares das 17 Pastas que o compõem, mediante comunicado oficial ao Chefe da Casa Militar, na condição de Secretário Executivo do Conselho de Defesa Nacional.