Notícias
Casa Militar celebra 10 anos de criação do DSIC e homologa o Dia da Segurança da Informação e Comunicações e da Segurança Cibernética
Casa Militar celebra 10 anos de criação do DSIC e homologa o Dia da Segurança da Informação e Comunicações e da Segurança Cibernética.
No dia 04 de maio de 2016, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a Casa Militar da Presidência da República homologou a Portaria SE/CDN Nº 96, que instituiu o Dia 08 de maio como o “Dia da Segurança da Informação e Comunicações e da Segurança Cibernética da Administração Pública Federal (APF)”.
Na oportunidade, foram lançados o carimbo comemorativo e o selo personalizado em comemoração aos 10 anos de criação de seu Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).
Os Correios e a Casa Militar da Presidência da República entregaram kits com as peças filatélicas para seis autoridades presentes e folhas de selo personalizado para todos os participantes do evento.
O Vice-Presidente Corporativo dos Correios, Senhor Swedenberger Barbosa, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo DSIC nesses 10 anos, considerando o Órgão de importância vital e estratégica para a segurança do País. Destacou, ainda, o cenário de preocupação mundial com as ameaças crescentes à segurança das redes e à multiplicação dos crimes cibernéticos, em função das conquistas científicas diárias e do avanço crescente das novas tecnologias. Finalmente, saudou os profissionais que diariamente escrevem a história de sucesso do DSIC e cumprimentou as autoridades e convidados presentes.
Em seguida, o Diretor do DSIC, General Marconi dos Reis Bezerra, realizou a leitura do texto comemorativo ao aniversário de 10 anos do Departamento.
Em suas palavras, o Chefe da Casa Militar da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro dos Santos, destacou a importância das atividades do DSIC e do lançamento do Dia da SIC e da SegCiber da APF para o fortalecimento e a contínua evolução desses temas no Brasil, essenciais e estratégicos para a garantia da soberania nacional; do exercício da cidadania; do bem-estar do povo brasileiro e do desenvolvimento sustentável do País.
Desejou que a instituição desta data sirva de elemento catalisador e motivador para os órgãos e as entidades públicas intensificarem suas atividades nessas áreas.
Prosseguindo, o General Amaro convidou a todos para unirem esforços em direção da disseminação das melhores práticas, do estímulo ao debate, do intercâmbio de conhecimentos e de soluções tecnológicas e da difusão das diretrizes e instrumentos normativos publicados pela Casa Militar, com o objetivo de mitigar as vulnerabilidades existentes e resistir às tentativas de ataques às redes e sistemas de Governo.
Ao concluir, parabenizou os atuais e os ex-integrantes do DSIC pelas relevantes contribuições e agradeceu a presença das autoridades e dos convidados presentes.