Notícias
1º Simpósio de Tratamento da Informação Classificada e Credenciamento de Segurança reúne cerca de 200 servidores
No dia 24 de setembro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) realizou o 1º Simpósio de Tratamento da Informação Classificada e Credenciamento de Segurança, em Brasília-DF.
O encontro contou com a participação de cerca de 200 servidores públicos civis e militares, oriundos de cerca de 100 órgãos federais e de 5 estados da federação.
Na abertura da cerimônia, o Ministro de Estado Chefe do GSI, General José Elito Carvalho Siqueira, destacou que o número de participantes reflete a atualidade e a importância dos temas propostos e ressaltou que a salvaguarda de documentos imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado, prevista na Lei de Acesso à informação (LAI) e seus Decretos regulamentadores, é preocupação comum de várias nações. Enfatizou, ainda, a importância de se multiplicar e debater os conhecimentos adquiridos, nos respectivos órgãos e entidades de origem.
Na palestra de abertura, o Sr. Marcos Lindenmayer, Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, falou sobre a transparência da informação classificada, no âmbito do Serviço de Informação ao Cidadão.
Em seguida, o General Marconi dos Reis Bezerra, Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do GSI, apresentou a competência e os normativos, bem como a mudança de paradigma após a publicação da LAI, que traz o acesso à informação como regra para todo o Governo.
Por último, o Coronel João Rufino de Sales, Coordenador-Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento do GSI, detalhou o conteúdo técnico essencial ao tratamento da informação classificada e ao credenciamento de segurança na Administração Pública Federal.
Durante as sessões de debate, os participantes puderam interagir com os palestrantes, esclarecer suas dúvidas e apresentar as dificuldades encontradas no âmbito de seus órgãos.