Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Estratégias e Governança Digital Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) Guia do Gestor Guia orientativo de padrões e fluxos das tecnologias de transformação digital

Guia orientativo de padrões e fluxos das tecnologias de transformação digital

Info
Fundo branco com duas setas azuis apontadas para o lado direito e com três retângulos na vertical. Tem um círculo transparente amarelado à esquerda. Texto: Guia orientativo de padrões e fluxos das tecnologias de transformação digital

Esse guia tem como objetivo apresentar, de forma sintetizada, as principais diretrizes a serem consideradas na jornada da transformação digital do órgão, o arcabouço normativo e os padrões a serem observados na integração de portais, lançamento de serviços digitais, aplicativos móveis, entre outros.

Plataformas e Ferramentas

Plano de Transformação Digital (PTD)
Conta GOV.BR
Padrão de Governo Digital (Design System)
Portal único gov.br
Portal de Serviços e Informações do Brasil
Plataforma de Avaliação de Serviços
Plataforma de Automação
Domínios gov.br
VLibras Widget
Conta Única - Aplicativos móveis
Conecta gov.br
Notifica gov.br
PagTesouro

Checklist de conformidade: serviços digitais, aplicativos móveis e portais institucionais

Serviços Digitais
RequisitosOrientaçõesLinks de referência
Quer fazer a transformação digital do seu serviço?Solicitar análise para implantação da ferramenta de atendimento e acompanhamento da SGD.Acesse a página da Ferramenta de Automação para informações sobre transformação digital de um serviço público.
O serviço necessita de cadastro no gov.br?É necessário que um editor do órgão realize o cadastro do serviço no portal gov.br, seguindo as diretrizes do guia de edição. Todas as informações necessárias serão repassadas pelo canal de cadastro.Para cadastro de editores, contatar pelo canal: suportegovbr@gestao.gov.br.
Consulte o Guia de Edição de Serviços do Portal gov.br.
Deseja integrar seu serviço ou sistema de serviços aos produtos de identidade digital gov.br?Produtos disponíveis: Conta GOV.BR (Login Único), Assinatura Eletrônica Avançada GOV.BR e Prova de Vida GOV.BRVeja mais informações sobre os produtos de ID GOV.BR e seus respectivos roteiros de integração.
O serviço está integrado à API de Avaliação de Serviços?Solicitar as credenciais para integração à API de Avaliação de Serviços.Página da Central de Qualidade.
Como fazer integrações às API CPF, API CNPJ, API CEP, Cadúnico e outras?O Conecta facilita a integração do governo oferecendo os seguintes serviços aos órgãos federais: Catálogo de API Governamentais e o Gerenciador de APIgov.br/conecta.
Sua instituição deseja disponibilizar API para o catálogo do Conecta gov?Entre em contato com a equipe do Conecta para obter mais informações sobre o processo de adesão e o modelo de ofício de adesão.Acesse o Gerenciador de API do gov.br.
Há necessidade de envio de notificações ao usuário ou cidadão?O procedimento de integração à plataforma Notifica gov.br é simples e gratuito.Veja como integrar serviços públicos ao Notifica gov.br.
Precisa de apoio quanto ao avanço na maturidade e à segurança e privacidade?Certificar aderência ao Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)Confira mais detalhes sobre o Programa.
Aplicativos móveis
Requisitos

Orientações

Links de referência

Existem aplicativos móveis associados ao serviço?Realizar cadastro nas lojas do Google e da Apple utilizando a conta única GOV.BRAcesse o Guia de Aplicativos Móveis do Governo Federal para saber mais detalhes sobre o cadastro.
Portais institucionais
Requisitos

Orientações

Links de referência

O seu site ou portal está seguindo o padrão do Design System?

Os sites institucionais centralizados no gov.br deverão adotar e seguir o Padrão digital de Governo (Design System);

  • Padrão Digital de Governo.
  • Portaria Nº 540/2020 - Disciplina a implantação e a gestão do Padrão Digital de Governo dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal.
A estrutura do seu site ou portal está de acordo com as recomendações do Manual de Diretrizes?O portal deve seguir o padrão definido para estrutura de menu e capa no manual de diretrizes, em outros documentos e em normas.

Manuais, Guias de estilo e legislação relacionada.

O portal está seguindo o padrão de acessibilidade (WCAG 2.1)?Na edição das páginas, devem ser observadas as orientações e apontamentos da ferramenta de acessibilidade, de forma a corrigir os itens que não estejam conforme.
  • Realizar avaliação das páginas com a ferramenta de validação de acessibilidade Web, o Access Monitor.
  • Usar a ferramenta nativa do Plone, presente na edição das páginas dos sites, para correções de acessibilidade.
  • Utilizar a Cartilha de Acessibilidade gov.br para auxiliar na validação manual.
O portal está integrado aos serviços do VLibras?O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais e deve ser um recurso disponível nos portais do Governo Federal.Página do VLibras.
O portal fará apontamentos diretos para aplicativos de redes sociais? (WhatsApp, Instagram, X, entre outros?)A abertura de diálogos de aplicativos de mensagens direto da página gov.br deve ser evitada tendo em vista a menção direta a aplicativos que são gerenciados por entidades privadas.Devem ser feitas páginas internas que suportem o redirecionamento para esse tipo de aplicativo de mensageria.
O portal possui links que apontam para sistemas externos ao gov.br?Sistemas para atendimento ao público em geral devem possuir uma página explicativa dedicada (landing page) com informações gerais e link para acesso ao mesmos. Recomenda-se que o novo sistema seja registrado no domínio sistema.gov.brCanal para solicitar a inclusão no domínio sistema.gov.br: gov.br/registrarsite.
Uso de scripts para inserção de ferramentas de automação ou assistentes virtuaisQualquer código para a inserção de widgets de assistentes virtuais, especialmente aqueles que fazem uso de cookies, deve ser submetido à análise pela SGD/SERPRO.Canal para solicitação de análise: Suportegovbr.
Páginas de campanhas e programasTodas as páginas de campanhas ou programas do Governo Federal devem ser publicadas na plataforma gov.br e hospedadas nos portais de seus respectivos órgãos.Decreto Nº 9.756, de 11 de ABRIL de 2019.
Uso de imagens e outras mídiasAlém da questão dos direitos autorais das imagens, recomenda-se atenção ao tamanho das imagens e vídeos utilizados nas publicações dos sites.
No caso de imagens, recomenda-se o limite de 1MB para tamanho do arquivo.
Dimensões de banner recomendadas para cada dispositivo (largura x altura):
  • Desktop: 1500px x 540px (proporção 3:1)
  • Tablet: 1280px x 720px (proporção 16:9)
  • Celular: 800px x 600px (proporção 4:3)
No caso de áudios e vídeos, recomenda-se a publicação direta na rede social (ex.: soundcloud, youtube), a partir da conta oficial do órgão.
  • Manuais orientadores.
  • Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).
  • Cartilha de Orientação para Construção de Conteúdo Acessível no gov.br.
  • Acessibilidade - Material de apoio: Guia de Boas Práticas de Acessibilidade Digital.
Tem tutorial de ajuda para editores de conteúdo?Sim. Existe um site voltado para o Gestor/Editor de conteúdo dos sites GOV.BR, com Vídeos, cursos, manuais, tutoriais e guias.Site Gestão de Conteúdo: https://www.gov.br/gestaodeconteudo/pt-br.


  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca