Notifique ao cidadão usuário de seus serviços públicos, de forma unificada e por diversos canais, mantendo-o bem informado sobre as novidades, atualizações no serviço, deferimento de suas demandas com o setor público e muito mais!
Apresentação
O Notifica gov.br é uma plataforma centralizada de notificações ao cidadão, desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, como apoio aos órgãos públicos que desejam enviar comunicações aos usuários dos serviços públicos por diversos canais como SMS, e-mail ou caixa postal do aplicativo móvel do gov.br.
A ferramenta funciona como intermediária entre os sistemas clientes e os múltiplos canais de comunicação disponíveis.
Na prática: quando um órgão do governo deseja fazer algum tipo de notificação ao usuário relacionado a um serviço público, o que ele faz, por meio do Notifica gov.br?
Exemplos:
Envia um SMS para avisar ao cidadão que o certificado de vacinação solicitado foi deferido;
Envia um e-mail para avisar ao cidadão que a solicitação de matrícula na universidade está em análise.
Fundamento estratégico e normativo
A iniciativa 9.2 da Estratégia de Governo Digital (EGD) 2020-2022 prevê a ampliação da notificação ao cidadão em, no mínimo, 25% dos serviços digitais.
No intuito de apoiar essa iniciativa, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia disponibilizou o Notifica Gov.Br, criado a partir da plataforma de notificações do Reino Unido.
Como integrar os serviços públicos ao Notifica gov.br?
O procedimento de integração é simples e gratuito. Veja um passo a passo:
- Crie uma conta no Notifica gov.br.
- Configure os serviços diretamente no Notifica gov.br.
- Configure a integração com a API do Notifica gov.br (opcional).
- Comece a enviar as comunicações.
Endereços e documentação:
Ambiente de Produção:
