Notícias
ESTATAIS FEDERAIS
Empresas estatais alinham ações estratégicas para promover inclusão e equidade
Na última terça-feira (3/6) representantes de 34 empresas estatais, entre elas BNDES, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Embrapa reuniram-se no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro para a 4ª Reunião do Grupo Executivo do Pacto de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), firmado em setembro de 2024 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A pauta principal foi a definição das entregas previstas no plano de trabalho do Pacto, com foco na implementação de iniciativas que promovam a inclusão de grupos historicamente sub-representados nas estatais, como mulheres, pessoas negras, população LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.
A abertura contou com a participação da diretora de Pessoas, TI e Operações do BNDES, Helena Tenório, que destacou a importância da articulação interinstitucional na construção de organizações públicas mais diversas e equitativas.
Durante o encontro, o BNDES apresentou suas principais frentes de atuação em DE&I: políticas de gestão de pessoas, planejamento estratégico e adoção de critérios de diversidade na contratação de serviços terceirizados.
Entre os destaques da programação, a coordenadora-geral de Garantia de Direitos das Mulheres no Trabalho do Ministério das Mulheres, Maria Angélica Iguaracema Rodrigues da Costa, apresentou a iniciativa prevista no Decreto nº 11.430/2023, que incentiva a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica em contratos públicos da administração federal.
Também participou o coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, Leandro Ravache, que compartilhou a trajetória de institucionalização do Fórum, criado pelas próprias empresas em 2007, como espaço de promoção da ética e integridade nas estatais.
No período da tarde, os representantes foram divididos em grupos de trabalho, conforme as frentes do Pacto, para avançar na definição das entregas finais de cada ação. A próxima reunião do Grupo Executivo está prevista para o final de junho na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.
Pacto DE&I
O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais integra o Inova, programa do Ministério da Gestão e Inovação que visa fortalecer a governança das estatais, com foco em capacitação, modernização e alinhamento estratégico.
Esse pacto, organizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), tem como objetivo fomentar a cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de práticas integradas que promovam esses princípios, com foco na implementação e no aperfeiçoamento de políticas e ações inclusivas e conta com um plano de ação para o biênio 2024-2025, que estabelece diretrizes específicas para o desenvolvimento de políticas de diversidade, equidade e inclusão.
Esse plano abrange o diagnóstico do perfil de diversidade, a capacitação de lideranças e a definição de metas claras para ampliar a representatividade nos quadros das empresas estatais. Tal iniciativa visa garantir a implementação de práticas inclusivas, contribuindo para um ambiente corporativo mais justo, inovador e produtivo.