Campo Grande é a primeira cidade a receber a Caravana Brasil pra Elas
A capital do Mato Grosso do Sul foi a primeira cidade do País a receber a Caravana “Brasil pra Elas” neste sábado (21/5). Mulheres de 25 municípios do estado participaram da ação liderada pela Secretaria Especial de Produtividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), com o objetivo de apoiar mulheres com baixo poder econômico a darem o primeiro passo em direção à independência financeira por meio do empreendedorismo.
Além dos atendimentos feitos durante o dia pelos bancos federais, que atenderam mais de 500 mulheres buscando informações sobre abertura de conta, PIX e acesso a microcrédito, mais de mil mulheres foram certificadas nas oficinas no dia do evento, inscrições para os cursos de até 90 dias ainda poderão ser realizadas no Sebrae MS.
A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, participou do evento e destacou que é preciso apoiar as mulheres com capacitação, kits de trabalho para iniciarem suas atividades remuneradas, crédito em parceira com os bancos, tecnologia e informação. ” A ideia é desenvolver todo o mecanismo de políticas públicas que a mulher precisa para realizar o seu sonho de ter a independência financeira. O Governo Federal está ao lado da mulher nessa jornada, ninguém ficará para trás”, pontuou.
Em parceria com Senai e Senac nos estados, serão ofertados cursos técnicos e profissionalizantes para que as mulheres possam aperfeiçoar ou aprender uma nova habilidade que será sua fonte de renda. As aulas iniciarão logo após as Caravanas e terão duração média de até 90 dias. Mais de mil mulheres foram certificadas nas oficinas no dia do evento em Campo Grande e as inscrições para os cursos de até 3 meses continuam abertas. Para participar é preciso procurar o Sebrae MS. A expectativa do Ministério da Economia é de que 20 mil mulheres sejam capacitadas em 2022 e estejam amparadas para construírem sua independência financeira.
Alcione Correa Borges, do município de Nova Andradina/MS, contou como foi sua experiência na Caravana. “Eu amei participar da Caravana em Campo Grande. Quero fazer o curso de cozinha industrial, e abrir o meu próprio negócio”, afirmou. Também de Nova Andradina, Marli Pereira destacou a importância dos cursos para expandir o conhecimento das mulheres em todo o país. “Muito obrigada, eu fico muito feliz em ter participado, conhecido gente nova, espero que continue”.
Além do Ministério da Economia, a iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Senac, Senai e governos estaduais e municipais.
Etapa Palmas e Salvador
A segunda parada será em Palmas, Tocantins, nesta sexta-feira (27/5), na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada na Quadra T 22, Avenida TNS 04, Apm 48, Jardim Taquari, Palmas/TO, das 09h às 17h e, na sequência, na segunda-feira (30/5), no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA) - Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, 2621, bairro Costa Azul, das 8h às 18h. E, na segunda-feira (30/5), será a vez de Salvador no CECBA, Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, 2621, Costa Azul.
A caravana oferecerá cursos e serviços gratuitos (como abertura de conta bancária e formalização) e fomento às redes locais de empreendedorismo feminino. Depois de Palmas e Salvador, a iniciativa segue para Macapá (11/06), Distrito Federal (25/6) e Maceió (30/6). Acompanhem as redes do Brasil pra Elas que a agenda de cidades está sendo atualizada semanalmente.