Notícias
PRÊMIO CAPES DE TESE
Tese aponta técnicas para desafios na produção open shop
O ambiente de produção open shop tem aplicações práticas em setores variados, como o de telecomunicações, injeção de plástico e visitas a museus. A sua prática apresenta desafios. Algumas possíveis técnicas para superá-los são descritas no trabalho Contribuições para novas variantes do problema de programação da produção open shop: modelagem e métodos de solução, que rendeu a Levi Abreu, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), o Prêmio CAPES de Tese na área de Engenharias III.
Fale da sua trajetória acadêmica, da graduação ao doutorado.
Na graduação, cursei Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ali, tive a oportunidade de participar de laboratórios como o Grupo de Pesquisa Operacional em Produção e Logística (Grupo OPL) e do Programa de Educação Tutorial do curso (PET- Produção). No grupo PET, integrei diversos projetos de pesquisa junto a professores e exerci atividades de monitoria com os alunos dos semestres iniciais. Isso despertou o interesse de seguir a carreira acadêmica. Depois participei da seleção do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e acabei sendo aprovado, realizando toda minha pós-graduação na EESC.
Sobre o que é a sua pesquisa? Explique de forma mais detalhada o conteúdo da sua tese.
Minha pesquisa se enquadra na área de Pesquisa Operacional dentro da Engenharia de Produção. A programação da produção pode ser definida como a determinação de onde e quando as operações necessárias para um produto ou serviço serão alocadas e realizadas, definindo as datas para o início e término das operações necessárias, com o objetivo de melhorar algum indicador de nível de serviço, como o atraso dos pedidos.
Estudei o ambiente de produção open shop, no qual deve-se programar um conjunto de atividades/operações em recursos, sem uma rota predefinida para realização dessas atividades. O ambiente de produção open shop possui uma série de aplicações práticas, como em indústrias de injeção de plástico, telecomunicações, visitas a museus, programação de análises laboratoriais médicas e liberação de produtos farmacêuticos.
O que destacaria de mais relevante na sua pesquisa?
Foram estudados diversos métodos de resolução para o problema de open shop e considero de grande relevância os métodos desenvolvidos que utilizam técnicas de programação por restrições, que é uma ferramenta de otimização para resolver problemas de tomada de decisão por meio da resolução de restrições. A técnica se mostrou muito competitiva para esse problema.
De que forma a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade?
A pesquisa desenvolveu um conjunto de algoritmos para otimizar organizações públicas, privadas e do terceiro setor que possuem o ambiente de programação de atividades relatado na tese. Os métodos desenvolvidos podem aumentar o nível de serviço dessas organizações, melhorando indicadores para os clientes, como a redução de atrasos, aumento da satisfação e redução na duração total das programações realizadas.
Qual a importância para você de sua tese ter sido escolhida a melhor na área?
A premiação foi uma surpresa para mim. Foi uma honra ter minha tese selecionada dentre todas as defendidas em 2023 e inscritas no Prêmio Capes de Tese em uma área tão rica e competitiva quanto a área de Engenharias III (que aborda Engenharias Mecânica, de Produção, Aeroespacial, Naval e oceânica). É a Pesquisa Operacional tendo destaque em nível nacional. Isso nos mostra que a área está crescendo e será cada vez mais referência na Engenharia de Produção, em um mundo onde as decisões se tornam cada vez mais baseadas em dados.
Foi bolsista da CAPES? Se sim, de que forma a bolsa contribui para sua formação?
Sim, durante parte do doutorado. A bolsa foi imprescindível para me ajudar a me manter durante o período de desenvolvimento do trabalho e para custear as atividades da pesquisa. Agradeço à CAPES por todo apoio concedido.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
