Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Presença brasileira é destaque em conferência de educadores
Relatório da NAFSA, Associação de Educadores Internacionais, divulgado na semana passada, mostra que a presença brasileira foi destaque em conferência anual realizada pela entidade. De 100 países participantes, o Brasil ficou entre os 25 com maior comparecimento.
A NAFSA Annual Conference & Expo, realizada em maio, em San Diego, na California, é um dos principais eventos mundiais voltados à internacionalização da educação superior. Participaram do evento 8,4 mil representantes de mais de 100 países de todos os continentes.
O evento reuniu gestores, pesquisadores, representantes governamentais e líderes de instituições de ensino superior. Do Brasil, participaram a CAPES/MEC, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e 27 universidades, institutos e fundações.
Representando a CAPES, a coordenadora-geral de Programas Institucionais e Bolsas da Diretoria de Relações Internacionais, Vanessa Vargas, divulgou o Programa CAPES-Global.edu, criado este ano. O objetivo da iniciativa é promover a criação de redes entre instituições de ensino superior e de pesquisa do país, com foco no fortalecimento do protagonismo do Brasil no cenário internacional por meio da pesquisa e da pós-graduação.
“No estande oficial do Brasil ("Study & Research in Brazil"), atendemos instituições estrangeiras interessadas em conhecer os mecanismos de cooperação com o país. Apresentamos as diferentes iniciativas da CAPES de apoio à internacionalização, destacando o compromisso com a inclusão, a reciprocidade e o fortalecimento das capacidades institucionais das instituições brasileiras”, conta Vanessa Vargas.
Ela destaca ainda as reuniões realizadas com universidades de diversos países. “A NAFSA constituiu um espaço importante para ampliar a visibilidade da CAPES/MEC e de programas relevantes favorecendo futuras cooperações acadêmicas e científicas entre o Brasil e instituições estrangeiras”, acrescenta.
Para Marco Antonio Nakata, diretor do Instituto Guimarães Rosa (braço educacional e cultural do MRE), a presença de diversas instituições brasileiras mostra a relevância da cooperação internacional em educação para o país. "A NAFSA 2025 foi uma grande ocasião para o estabelecimento de contatos e parcerias. Nossa participação comprovou que há interesse crescente no ensino superior brasileiro por parte de outros países. Foi também uma oportunidade para divulgar os programas brasileiros, como o Programa de Estudantes-Convênio (PEC) e o CAPES-Global.edu.”
A NAFSA, sediada em Washington, nos Estados Unidos, é a maior associação sem fins lucrativos do mundo dedicada à educação e ao intercâmbio internacional. A associação tem 11.000 integrantes e educadores internacionais de 4.300 instituições em 170 países.
O evento é um espaço para o estabelecimento de parcerias acadêmicas, acordos de mobilidade internacional e cooperação em pesquisa. A próxima conferência está marcada para maio de 2026, em Orlando, nos Estados Unidos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
