Notícias
AÇÕES AFIRMATIVAS
Prazo para inscrições ao Programa Guatá vai até 2 de março

- Imagem: Capa do material de divulgação (Divulgação)
As candidaturas para a Bolsa Guatá 2026 seguem abertas até 2 de março. A iniciativa é fruto da cooperação entre a CAPES e o governo francês, por meio da Embaixada da França no Brasil, e objetiva ampliar o acesso de estudantes indígenas à experiência internacional, além de fortalecer a cooperação universitária e científica entre os dois países.
O programa é aberto a todas as áreas do conhecimento e destinado a estudantes indígenas brasileiros que estejam regularmente matriculados no primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado em uma instituição brasileira. A mobilidade acadêmica terá duração de seis a nove meses e será realizada ao longo do ano acadêmico 2026–2027, em uma universidade francesa escolhida pelo próprio candidato ou candidata.
Candidaturas
As candidaturas devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio do formulário disponível no endereço: https://forms.gle/qqwBjWpZLwvaFyxy9
O prazo final para envio é 2 de março de 2026, às 23h59 (horário de Brasília). Podem se candidatar estudantes indígenas vinculados a qualquer universidade brasileira, desde que tenham apoio institucional da instituição de origem, que deverá oferecer suporte administrativo, acesso a cursos de francês e apoio financeiro complementar para despesas não cobertas pela bolsa.
Sobre a Bolsa Guatá
“Guatá” significa “caminhar” em tupi-guarani. O nome simboliza o percurso acadêmico e intercultural promovido pelo programa, que busca contribuir para a diversidade de perfis de estudantes internacionais nas instituições francesas de ensino superior e pesquisa. O edital, com critérios de elegibilidade, documentos exigidos, benefícios da bolsa e etapas do processo seletivo, está disponível no site da embaixada: https://br.ambafrance.org.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES