Notícias
INTERNACIONAL
Pesquisador da Fiocruz é selecionado para Cátedra na Alemanha
Professor e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Daniel Villela foi o selecionado para o Programa CAPES/Cátedra Brasil da Universidade de Münster , uma parceria da fundação brasileira com a instituição alemã. A chamada do edital foi voltada para a área de Modelagem da Dinâmica de Doenças Infecciosas para Manejo Epidemiológico (Modelling Infection Disease Dynamics for Epidemiologic Management).
Na Fiocruz, Daniel desenvolve estudos e é professor na pós-graduação nas áreas de Epidemiologia, Ecologia e Biologia. “As pesquisas envolvem modelos matemáticos e estatísticos para análises robustas de efeitos de transmissão e controle de doenças infecciosas, como arboviroses, malária e outras doenças”, comenta.
Durante a Cátedra em Münster, Daniel pretende desenvolver modelos científicos para compreender como os efeitos de transmissão e virulência se distribuem em populações e se modificam ao longo do tempo. “Um exemplo desse trabalho é a introdução de uma vacina, que modifica a relação entre o patógeno, como um vírus, e o hospedeiro humano, com implicações avaliadas por meio de modelos em nível populacional”, explica.
Segundo Daniel, a Cátedra da Universidade de Münster está inaugurando um novo Centro Interdisciplinar para Modelagem de Doenças Infecciosas. “Expectativa em relação ao trabalho com este centro é que seja uma colaboração muito produtiva e duradoura”, destaca. O pesquisador também espera contribuir para fortalecer os laços de cooperação entre a Fiocruz e a instituição alemã.
De acordo com as regras do edital, o pesquisador selecionado poderá indicar um bolsista de pós-doutorado e um de doutorado sanduíche. O investimento total é de R$ 640 mil, destinados a projetos com duração de até 18 meses. A CAPES financia mensalidade, auxílios de deslocamento e instalação, adicional de localidade, se aplicável, e seguro-saúde.
A iniciativa busca ampliar e fortalecer a colaboração em educação e pesquisa entre Alemanha e Brasil. A Cátedra também tem o objetivo de expandir o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência e incentivar a criação de novas parcerias.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
