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Pesquisa avalia programa de universidade para professores
Lívia Andrade de Souza é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no campus de Guanambi. No mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, a ex-bolsista da CAPES avaliou o programa de mentoria implementado pela instituição para induzir a formação profissional, com apoio de docentes veteranos aos professores novatos. Na mesma instituição, atualmente faz o doutorado. “Iniciativas como essa trazem à tona a necessidade de políticas públicas destinadas a educadores, com vistas à permanência na carreira e ao bem-estar profissional”, destaca que integra o Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos e o Observatório da Docência e Diversidade da Uesb.
Sobre o que é a sua pesquisa? Explique de forma mais detalhada o conteúdo do trabalho.
A pesquisa realizada no mestrado está relacionada à formação de professores compreendendo as possibilidades formativas de um Programa de Mentoria On-line implementado em 2021 pela UESB, em na unidade de Itapetinga. O programa em questão tem o nome “Construir Docência”, que faz jus a sua intenção em promover espaços de diálogo e troca de conhecimentos entre professores iniciantes e experientes, com vistas à indução profissional. O termo “indução” vislumbra o acompanhamento formativo, pautado em ações de escuta, apoio e orientações, de modo que professores com mais experiência se tornam mentores e auxiliam os novatos em suas práticas pedagógicas.
O que destacaria de mais relevante na sua pesquisa?
O fato de a pesquisa analisar os processos formativos de professoras iniciantes que participaram da segunda edição do Programa de Mentoria no ano de 2022. Para a realização da pesquisa, observamos as interações de uma tríade, composta por uma professora mentora e duas professoras iniciantes, que se encontravam por meio de plataformas digitais. Também realizei uma entrevista com uma das professoras recém-ingressas. Como resultado, constatei que, além das interações e trocas de conhecimentos, as docentes construíram uma relação de confiança que foi crucial para que a mentora pudesse articular os conhecimentos necessários na orientação junto às iniciantes em suas práticas. O trabalho evidencia também que as aprendizagens sobre a docência, desenvolvidas em meio aos encontros formativos, foram significativas para a mudança de perspectiva das professoras iniciantes acerca dos modos de ser e fazer docente. As trocas também foram relevantes na busca pela formação continuada e pela melhoria das práticas.
De que forma a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade?
A investigação acerca das contribuições de um Programa de Mentoria On-line que visa à formação continuada de professores proporciona o entendimento da docência como uma das profissões de maior relevância em uma sociedade. Pesquisas recentes evidenciam a carência de professores no Brasil e o possível “apagão” que pode ocorrer nos próximos anos. Assim, torna-se imperativo que a esfera governamental esteja atenta a esse público, pois investir nos profissionais da educação é investir na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Diante disso, programas pontuais, como o pesquisado trazem à tona a necessidade de políticas públicas destinadas ao Desenvolvimento Profissional Docente, com vistas à permanência na carreira e ao bem-estar profissional.
De que forma a bolsa da CAPES/MEC contribui para sua formação?
A bolsa concedida pela CAPES/MEC no período do mestrado foi essencial para o desenvolvimento da dissertação, pois possibilitou que eu me dedicasse exclusivamente a esse fim e pudesse me aprofundar em meus estudos. Além disso, o incentivo financeiro foi preponderante para viabilizar a participação em eventos científicos e na produção de artigos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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