Notícias
SBPC
Estande do MEC e da CAPES tem jogos, brindes e divulgação institucional
O estande do Ministério da Educação (MEC) e da CAPES na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem como atrações o jogo Soletrando CAPES, com questões sobre a Coordenação e distribuição de brindes para quem atinge boas pontuações. Até o momento, cerca de quatro mil pessoas já passaram pelo estande para participar do jogo, em uma ação permeada pela divulgação institucional das atribuições da Agência, vinculada ao MEC. O evento ocorre na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE).
Uma equipe de servidores e colaboradores da Coordenação fica de prontidão para auxiliar os participantes e prestar as informações necessárias. Na quarta-feira, 16 de julho, visitaram o espaço o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, juntos da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho. Santana distribuiu bolsas com logomarcas do MEC e da CAPES, os brindes mais solicitados.
No dia anterior, terça, 15, Denise Pires de Carvalho e o doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e influenciador digital Anderson Lima, conhecido como Lordcinho nas redes sociais, promoveram um sorteio com todos os brindes do estande. E falaram sobre a importância de eventos como a reunião da SBPC para divulgar a ciência e a pós-graduação do país.
“A CAPES é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. E o que é esse aperfeiçoamento? Todo tipo de atuação no sentido de formar pessoas para atuar no nível superior, em um trabalho ligado ao MEC”, explicou a presidente da CAPES. “É muito importante que as pessoas conheçam o MEC, que é um ministério que atua da educação infantil à pós-graduação e tem uma articulação muito próxima ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

- Imagem: Estande do MEC e da CAPES tem jogos, brindes e divulgação institucional (Julia Prado - CGCOM/CAPES)
Já Anderson Lima disse que “o uso das redes sociais é uma ferramenta para ‘furar a bolha’ das universidades e atingir outros públicos”. Para Lordcinho, que tem quase 70 mil seguidores só no Instagram, essa forma de passar a mensagem vale “até mesmo para os pós-graduandos compreenderem que a CAPES vai muito além do que financiar bolsas. Atua também na divulgação da educação, ciência e tecnologia, objetivo pensado pelo próprio Anísio Teixeira ao fundar a CAPES, há 74 anos”.
O vencedor do sorteio foi o doutorando em Biociência e Biotecnologia em Saúde do Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (PE), Janderson Weydson. “Eu consegui assimilar rápido o questionário porque já conhecia por ser aluno da pós-graduação, como, por exemplo, saber o que é a Plataforma Sucupira”, disse. O pós-graduando levou uma bolsa com logomarca da CAPES com uma unidade de cada brinde distribuído.
O estande do MEC e da CAPES fica na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que, a cada reunião anual da SBPC, junta em um mesmo ambiente instituições de ensino superior, agências de fomento, institutos de pesquisa, sociedades científicas, entre outros. A relação das expositoras deste ano conta com instituições como a própria Coordenação, a instituição anfitriã (UFRPE) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Confira a lista completa.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
