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FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação étnico-racial: atividades acadêmicas começam no próximo dia 25
Começam no dia 25 de agosto as atividades acadêmicas do curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. A iniciativa é fruto de parceria entre a CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
Coordenado pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), com a oferta em 43 instituições de ensino superior e mais de 150 mil vagas, esse é um dos Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A etapa atual é de formação dos tutores e finalização da construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As atividades acadêmicas acontecerão nesse ambiente.
O curso é dividido em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro, Culturas e territorialidades, Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A oferta põe em prática a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica do país, nas etapas de ensinos fundamental e médio.
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professoras(es) e gestoras(es) de acordo com os princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola na sociedade brasileira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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