Notícias
PROEB
Divulgado resultado da avaliação de cursos de formação de professores

- CTC-ES começou a analisar as propostas de novos cursos de formação de professores da educação básica no dia 4 de junho Imagem: Guilherme Pera - CGCOM/CAPES
A CAPES divulgou nessa sexta-feira, 13 de junho, o resultado do Edital nº 19/2024, que rege a seleção de propostas de cursos novos na área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Foram aprovados três projetos para formação de professores, que tratarão de temas como alfabetização e educação profissional e tecnológica, em nível de mestrado, e ensino de física, de doutorado.
A aprovação dos cursos significa uma expansão do Programa Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). Os cursos do ProEB são os únicos programas profissionais que recebem repasses da CAPES para concessão de bolsa e recursos de custeio. A Diretoria de Educação a Distância (DED) é a unidade responsável pela iniciativa.
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) fez a análise dos cursos em sua 237ª reunião ordinária, nos dias 4 e 5 de junho. Nela, o diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, que preside o CTC-ES, disse que “cursos do ProEB são estratégicos para o Ministério da Educação (MEC) e prioritários para a CAPES”.
O diretor de Educação a Distância, Antônio Amorim, participou da reunião para tratar especificamente do ProEB. “Os programas de pós-graduação (PPG) do ProEB são os únicos que têm acompanhamento/monitoramento dentro da própria CAPES”, ressaltou. Já a coordenadora da área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica junto à CAPES, Antônia Bezerra, observou que o ProEB mira “a base da pirâmide” para “melhorar a educação básica e mudar a face do país”.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Alfabetização em Rede Nacional (ProfAlfa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Já a Sociedade Brasileira de Física (SBF) conseguiu a aprovação do doutorado profissional do curso de Ensino de Física, que já conta com um mestrado. Esses programas serão ofertados em rede.

- Já na quinta, 5, o colegiado continuou as deliberações, que duraram todo o dia Imagem: Guilherme Pera - CGCOM/CAPES
Agora, há a fase para pedidos de reconsideração, que vai até 4 de julho. É preciso acessar o módulo APCN na Plataforma Sucupira, com o CPF e a senha do coordenador da proposta. Todas as orientações estão disponíveis no site da CAPES.
Na reunião também foram avaliadas propostas de cursos novos em outras áreas de avaliação, pedidos de reconsideração de cursos novos e projetos de Cooperação Institucional (PCI). O resultado final da avaliação é submetido à deliberação pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e à respectiva homologação pelo ministro da Educação.
Sobre o ProEB
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu profissional aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. Criado em 2011, o programa monitora e apoia as instituições associadas responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica em todo o país."
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES