Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Denise Pires de Carvalho presidirá Conselho Científico do IRD

- Imagem: Denise Pires de Carvalho com a CEO do IRD, Valérie Verdier, e o vice-presidente do Conselho Científico do IRD, Laurent Dagorn (Divulgação/IRD)
Denise Pires de Carvalho assumiu nesta terça-feira, 27 de maio, a presidência do Conselho Científico do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), da França. O IRD é uma instituição pública francesa que realiza parcerias com países do Sul global, como o Brasil, na busca dos cumprimentos dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Vale ressaltar que Denise já havia sido nomeada conselheira científica do IRD neste mês. O Conselho Científico do IRD é formado por 30 membros, sendo 15 eleitos pelo corpo de pesquisadores do Instituto e 15, como a presidente da CAPES, nomeados para representar a diversidade da pesquisa internacional. A escolha para a presidência se deu por unanimidade, com reunião presencial dos novos integrantes na sede do IRD, em Marselha.
Outra brasileira passou a integrar o Conselho. Trata-se da professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e diretora cientifica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Flávia Lucena Fredou. De acordo com o representante do IRD no Brasil, Abdelfettah Sifedine, a presença de duas brasileiras “engrandece a ciência nacional”.
“Esse conselho orienta a política cientifica do IRD e participa na elaboração e coordenação da estratégia científica do mesmo”, explica Sifedine, que assumiu o posto atual em 1º de setembro de 2023. “A cooperação Brasil-França se fortaleceu a partir de 2023, com a retomada de programas estratégicos para os dois países”, continua Sifedine, integrante do IRD desde 1994.
O Conselho Científico, segundo o IRD, tem duas missões principais. Uma delas é emitir um parecer sobre as linhas gerais da política científica do IRD, suas atividades de desenvolvimento, informação e formação, bem como sobre os princípios comuns para a avaliação das unidades de pesquisa e do pessoal. A outra é participar da criação, modificação ou abolição dos departamentos científicos, unidades de pesquisa e unidades de serviço do IRD, e da nomeação de seus diretores.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES