Notícias
ENSINO DE CIÊNCIAS
Ciência é 10 especializa 89 professores no Ceará

- Imagem: Mulheres são maioria entre pessoas formadas no Ciência é 10 na Uece: 64 de 89 (Divulgação/Uece)
Oitenta e nove professores receberam o título de especialistas em Ensino de Ciências pelo Ciência é 10 (C10) na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Criado pela CAPES, o curso é executado via Universidade Aberta do Brasil (UAB) e providencia uma formação continuada a professores de toda a educação básica.
O caso do Ceará ressalta uma característica tanto da UAB, quanto do C10 e das universidades estaduais: a interiorização. Esta é uma forma de se reduzir desigualdades entre regiões e dentro delas. Além da capital Fortaleza, os educadores formados estão espalhados pelos municípios de Iguatu, Itapipoca, Madalena, Quixadá e Tauá. Destaque também para o predomínio feminino, com 64 mulheres formadas.
A turma 2023-2025 foi a primeira do C10 na Uece. A segunda tem início previsto para agosto, com ampliação da oferta. Participarão 150 professores atuantes em salas de aula da educação básica. Mais uma vez, Fortaleza estará presente. As outras cidades são Caucaia Tabuba, Parambu, Pedra Branca e Piquet Carneiro.
O C10 busca estimular o professor-cursista a refletir sobre sua prática docente no espaço da escola e da sala de aula, a partir de uma perspectiva questionadora e investigativa. Tradicionalmente voltado só a professores de Ciências da Natureza dos anos finais do ensino fundamental, a oferta hoje é voltada também a educadores dos anos iniciais e àqueles que lecionam Biologia, Física, Matemática e Química no ensino médio.
Sobre o programa
O Ciência é 10 é um curso de especialização integrante da UAB realizado na modalidade de ensino a distância (EaD). Trata-se de uma das ações estruturantes do Programa Mais Ciência na Escola, fruto de parceria entre a CAPES, os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com informações da Universidade Estadual do Ceará.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
