Notícias
CIÊNCIA E POLÍTICA
Catedrática na Alemanha analisa discurso contra grupos sub-representados

- Imagem: Ana Larissa Oliveira é bolsista CAPES de cátedra no Centro Brasileiro da Universidade de Münster (Arquivo pessoal)
Catedrática no Centro Brasileiro da Universidade de Münster com bolsa da CAPES, Ana Larissa Oliveira promoverá debates sobre o discurso político que se destina a atacar grupos sub-representados na Alemanha e no Brasil. O evento ocorrerá na instituição alemã em 28 de julho, das 11h às 15h (no horário da Alemanha; no Brasil, será das 6h às 10h). Acesse o formulário de inscrição e leia o livro Linguagem digital, gênero e democracia no Brasil, relacionado às atividades da pesquisadora.
O encontro é uma atividade do programa de cátedra pelo qual a pesquisadora foi enviada para o país europeu. O tema é “Linguagem conflitiva, gênero e democracia no Brasil e na Alemanha: uma perspectiva multidisciplinar”. Serão debatidos temas como a abordagem muitas vezes tida como “nós contra eles”, para diferenciar pobres e ricos, contra-ataques às extremas-direitas alemã e brasileira e até uma análise sobre a linguagem do clássico Anna Karenina, do escritor russo Liev Tolstói.
A palestra de Ana Larissa Oliveira, especificamente, tem como tema “O papel da linguagem criativa para ostracizar pessoas transgêneras on-line: um caso de estudo sobre o Brasil”. “Nos últimos anos, ataques verbais injustificados, insultos e provocações, direcionados a grupos minorizados, são considerados uma marca do discurso político autoritário em vários países”, explica a pesquisadora.
Segundo a bolsista da CAPES, o modus operandi se faz presente em diversos tipos de autoritarismo, mas a presença é mais marcante na extrema-direita. “Quando líderes políticos utilizam um discurso impolido e indecoroso contra supostos inimigos, eles também incitam seus apoiadores a fazerem o mesmo, especialmente nas redes sociais”, afirma.
A reunião de pesquisa, observa, “pretende explorar como a normalização de ataques misóginos, transfóbicos e contra imigrantes afeta sistematicamente a democracia na Alemanha e no Brasil”. Ana Larissa Oliveira afirma que o discurso é uma ferramenta usada para “promover retrocessos nos diretos fundamentais, como a dignidade e a expressão de gênero”.
Em relação ao e-book Impolidez Digital, Ana Larissa explica que o tema do livro são ataques que corroem indivíduos, seus regimes e formas de governo. A obra, observa, se propõe a “revelar a heteronormatividade e o ódio escondidos em memes, emojis, ‘kkkks’ que manipulam o valor do humor para fragilizar a dignidade humana”.
Sobre o programa
O Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster apoia a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães, bem como entre pesquisadores que atuam no Brasil e seus pares da instituição anfitriã.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES